Substituição da Permissão pela CNH Definitiva

Substituição da Permissão pela CNH Definitiva

Receber uma permissão para dirigir é algo muito bom para diversas pessoas, porém esse documento possui um prazo de validade e assim ele deve ser substituído por uma CNH definitiva ao final dessa data, por esse motivo você deve saber que o prazo de validade de sua permissão para dirigir é de um ano.

substituição-permissão-para-dirigir-pela-cnh-definitiva

Após esse prazo acabar você deve, caso queira, iniciar o processo de substituição da permissão pela CNH definitiva. Algo que é um pouco simples, basta que você tome atenção as regras do Detran e solicitar a substituição no Departamento de Trânsito no mesmo Estado em que você conseguiu a sua permissão.

Não se esqueça que tanto a CNH definitiva quanto a permissão para dirigir devem possuir uma foto, também vale dizer que essa substituição da permissão pela CNH definitiva somente será cedida caso você não possuir nenhuma infração grave, gravíssima ou mais de uma infração média no período de um ano.

Processo de Substituição

Não é surpresa para ninguém dizer que condutores precisam substituir sua permissão por uma CNH definitiva após um ano, porém existe uma série de regras e detalhes para se ter atenção para conseguir fazer essa substituição, por exemplo, se você, com a permissão, possuir uma multa por uma infração gravíssima, grave ou até mesmo mais de uma dentro desse ano, então você deve repetir o processo e não poderá substituir a permissão pela CNH definitiva. 

Outra coisa importante para a substituição da permissão pela CNH definitiva  é que você vai precisar ter o exame de aptidão física e mental ainda dentro do prazo, não podendo possuir nenhuma irregularidade no documento vencido e muito menos multas graves ou gravíssimas dentro do período de doze meses.

Compreenda que alguns Departamento de Trânsito permitem que o pedido de substituição da permissão pela CNH definitiva seja realizado através da internet, como por exemplo o Detran de São Paulo, nestes casos você somente precisa preencher todos os dados corretamente e emitir o boleto de pagamento, que pode ter um valor em torno de R$38,63.

Porém você precisa saber que sempre poderá ir a Unidade de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de sua região, e isso é permitido inclusive até mesmo nos Detran que permitem o pedido de substituição da permissão pela CNH definitiva online. Ainda podemos falar que esse atendimento pode ser feito em qualquer banco de atendimento do Poupatempo. É claro que no caso de ir pessoalmente você precisa levar o comprovante de residência emitido no máximo 90 dias e sua permissão para dirigir.

permissão-para-dirigir-vencida

Entenda que ao conseguir solicitar a substituição da permissão pela CNH definitiva você terá que retornar aos órgãos dentro do prazo indicado, não se esquecendo que neste retorno você já precisa ter pagado a taxa do Detran. Esse processo é para que receba a sua CNH definitiva, caso prefira receber através dos correios fique sabendo que vai precisar pagar uma taxa extra, com um valor em torno de R$11.

Avisamos também que alguns Departamentos de Trânsito, como o Detran de São Paulo, enviam para a casa do condutor uma carta do Detran em sua casa. Sendo assim você somente vai precisar pagar a taxa e decidir se vai receber o documento em casa ou ir buscar no órgão.

Caso você não possa ir pessoalmente buscar sua CNH definitiva avisamos que você ainda vai poder pedir para um familiar, nesta situação é necessário que seja levado o documento de identificação da pessoa e do motorista, um comprovante de parentesco e também o protocolo desse pedido.

Informações Úteis

Para completar é bom avisarmos algumas coisas sobre a substituição da permissão pela CNH definitiva, por exemplo, se você quiser saber a data para iniciar a solicitação então dizemos que é um dia após a data de vencimento, pois assim é completado um ano certinho.

Também vale dizer que, para aqueles que pediram que seja enviado pelos Correios, a carta sera entregue no endereço cadastrado no Detran, então se você se mudou recentemente é bom já ter notificado o Departamento de Trânsito de sua região.

Como informamos acima você pode sim receber a notificação do Detran em sua casa, isso será feito até mesmo que você tenha cometido alguma infração, porém se for apontado no sistema que você tem uma infração ou até mais de uma a sua CNH definitiva vai está indisponível para você. Então é sempre bom verificar a situação de sua habilitação no portal do Detran antes de pagar a taxa para a substituição da permissão para dirigir pela CNH definitiva. 

emissão-cnh-definitiva

Não se esqueça que a documentação para CNH definitiva pode variar de região a região, por exemplo, o Detran do Rio de Janeiro vai pedir o documento de identificação, CNH, Duda pago e comprovante de residência, enquanto o Detran do Estado de São Paulo vai pedir a identificação, a CNH e o comprovante de residência, a quantidade e quais são os documentos irão variar de acordo com as regras do Detran da região.

Consulta DETRAN 2022

Se gostou, curta e compartilhe:
SITE INFORMATIVO: Atenção, esse site não é oficial do DETRAN e de nenhum outro órgão público, todo conteúdo do site visa auxiliar quem procura por serviços. Não coletamos dados e pedimos para que você não divulgue seus dados pessoais em nenhum local na internet. Aqui no site DE TRANSPORTE você encontra a informação que procura para ficar em dia com suas obrigações referente a veículos e CNH.