Categoria: DETRAN DF

DETRAN DF – Recurso de Multa

Recurso de Multa no DETRAN DF 2022

Para aquele que não sabe o Recurso de Multa no Detran DF é um direito do condutor caso for comprovado uma irregularidade na cobrança de multa, pode ser um erro na documentação ou engano, seja como for é muito bom que você como poderá dar entrada nesse processo.

detran-df-recurso-de-multa

Apenas devemos informar que o Detran do Distrito Federal disponibiliza um prazo de até 30 (trinta) dias a partir da emissão da Notificação de Infração para que você de entrada nesse processo, caso contrário você não vai conseguir a anulação de multa e deverá arcar com todas as penalidades da infração.

Sabendo disso é muito importante que você entenda que tanto uma Pessoa Física quanto uma Pessoa Jurídica pode dar entrada no processo de Defesa de Autuação, apenas devemos avisar que em caso de Pessoa Jurídica é necessário que o representante legal apresente um comprovante de identificação e um documento que autorize sua representação da empresa perante a Junta Administrativa de Recursos de Infração.

Como fazer o Recurso de Multa do DETRAN DF

Saber como fazer o recurso de multa no Detran DF é muito importante para que você não acabe pagando uma multa indevida, por isso é muito bom que você separe alguns documentos que poderá ser utilizado como provas, já que será por meio delas que você pode ser aprovado ou negado, caso as provas apresentadas não forem insuficientes ou forem vistas como falsas.

recurso-de-multa-no-detran-distrito-federal

É claro que para fazer a Defesa Prévia no Detran DF você não vai precisar apenas de provas, mas também do Requerimento do JARI e Notificação da Penalidade, junto de documentos pessoais e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). É muito importante que esses documentos sejam entregues no Detran do Distrito Federal e no JARI.

Caso você esteja confuso e querendo saber a onde consegue o Requerimento do JARI podemos então dizer que será encontrado na página online do Detran DF, podendo ser baixado gratuitamente. Apenas lembre-se que o Detran do Distrito Federal disponibiliza um prazo de até 30 (trinta) dias para que você faça a reclamação no Detran DF, caso contrário você não vai poder fazer o Recurso de Multa do Detran DF.

Também é necessário falar que não é necessário que você pague essa multa errada para recorrer no Detran DF. No vídeo abaixo você encontra mais informações sobre como recorrer sua multa de trânsito.

Como funciona o Recurso de Multa do DETRAN-DF

Devemos avisar que o recurso de multa do Detran do Distrito Federal vai funcionar de forma muito simples, podendo ser acompanhado pelo site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal ou por sua Central de Informações, que é 154. O prazo desse serviço também é de 30 (trinta) dias a partir do recebimento da mesma no JARI.

Compreenda que uma vez feita o recurso de multa no Detran DF você terá a chance de conseguir uma anulação de infração ou ela pode ser negada e assim você deverá arcar com todos os custos da infração. Em caso do resultado for favorável você não vai receber os pontos em sua CNH e nem vai precisar pagar nenhuma multa, porém é bom saber quais são as situações em que sua Defesa Prévia poderá ser negada: 

  • Quando ela é apresentada fora do prazo permitido;
  • Quando não é comprovado a veracidade das provas apresentadas;
  • Quando a sua solicitação é incompatível com a real função do serviço de Recurso de multa. 

Então para que seu recurso de multa seja aceito no Detran DF você precisa apresentar provas verdadeiras, toda a documentação e formulário de requerimento preenchido corretamente, sem falar que você não deve esquecer de realizar todo esse processo assim que receber a notificação de multa pelo Detran do Distrito Federal.

Documentos e Formulários

Como já informamos acima uma das coisas mais importantes para que você consiga realizar todo o processo de recurso de multa no Detran DF vai ser por meio da sua documentação, por esse motivo estará listado a seguir os documentos necessários para serem apresentados ao JARI:

  • Cópia comum do documento oficial de identificação pessoal com foto, para Pessoa Física;
  • Cópia comum do documento oficial da pessoa que possa comprovar a assinatura do requerente e cópia do documento que comprove a representação legal, em caso de Pessoa Jurídica ou Representação legal;
  • Cópia da Notificação de Autuação ou Auto de Infração ou documento que conste a identificação da placa do veículo e o número de Auto de infração de trânsito;
  • Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • Requerimento de Defesa Prévia devidamente preenchido.

Lembre-se que o requerimento do Jari é encontrado no Detran DF e pode ser baixado gratuitamente, assim como também a Notificação de Penalidade. Caso esteja confuso vá a página do Detran do Distrito Federal e procure em “Carta de Serviços” a opção “Requerimentos” e você vai encontrar o Requerimento do Jari para download.

como-fazer-recurso-de-multa-detran-df

É muito importante ainda avisar que o Recurso de Multa do Detran DF vai apenas anular a cobrança das multas que forem emitidas erradamente, caso você tenha emprestado seu veículo para alguém e esse cometido a infração saiba que você poderá notificar o Departamento de Trânsito do Distrito Federal para então eles transferirem a responsabilidade pela infração ao verdadeiro infrator.

DETRAN DF – Atendimento, Telefone, Endereço

O atendimento no DETRAN do Distrito Federal

 

Em relação ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal podemos dizer que seu atendimento é bastante eficiente, não só o atendimento presencial na unidade, mas também o que é encontrado por meio do telefone do Detran DF e o atendimento online.

detran-df-atendimento-telefone

Por esse motivo é bom avisar com antecedência que o atendimento do Detran DF será feito por meio do responsável do veículo, ou seja, aquele que está registrado no Detran do Distrito Federal como responsável do veículo deverá entrar em contato e então iniciar o atendimento.

Porém o veículo pode pertencer a uma Pessoa Jurídica e neste caso pode ser utilizado um Representante Legal, esse Representante Legal – ou procurador – deverá portar os documentos da Pessoa Jurídica e os seus, além de um que comprove a sua atuação como representante daquela empresa.

O atendimento do DETRAN-DF

Como já foi dito lá encima o Detran DF pode possuir diversos tipos de atendimento, o presencial – que é ir até unidade do Detran do Distrito Federal -, por meio do telefone e também por meio de seu portal online de atendimento.

Em todo o caso as opções fornecem atendimento gratuito e você terá que estar com documentos em mãos para conseguir acesso as informações, seja uma consulta de pontuação ou multa, até mesmo uma Defesa de Autuação.

Seja como for o atendimento online do Detran DF é um dos mais completos, já que poderá consultar todos os serviços, informações e ainda ter acesso as noticias sobre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, tudo isso de forma gratuita e a qualquer momento do dia, desde que você tenha acesso a internet.

Ainda podemos avisar que o atendimento online do DETRAN DF vai pedir, para determinadas consultas e serviços, o número do Renavam e da placa de seu veículo, já outros podem pedir nome completo e as demais coisas, seja como for siga com atenção as orientações do site para não acabar comprometido.

O atendimento online do Detran DF vai permitir também que você saiba horário de atendimento do Detran do Distrito Federal, tanto o horário de atendimento por telefone quanto o horário de funcionamento do prédio para atendimento presencial.

telefone-atendimento-detran-df

O telefone do DETRAN-DF

Quando se trata do telefone do Detran DF devemos dizer que ele funciona para receber reclamações, dar informações, tirar dúvidas, dar orientações aos clientes e muito mais, podendo até mesmo informar como fazer seu agendamento ou até mesmo agendar um atendimento no Detran DF.

Seja como for é bom que você saiba o Avisamos ainda que o Call Center vai funcionar 24h por dia com atendimento eletrônico e, das 7h às 19h, em dias úteis com atendimento humano. Seu telefone é:

  • Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF)
  • (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)

Sabendo disso fica mais fácil ser atendido por telefone no Detran DF, apenas fique atendo as informações que serão passadas para você pelo atendente, para que assim você não cometa nenhum erro ao utilizar um dos serviços do Detran do Distrito Federal.

Não se esqueça de ter alguns documentos em mãos quando for fazer sua ligação para o Detran DF, documentos como CNH, CPF e RG podem ajudar muito seu atendimento. E, em alguns casos, será necessário informar o seu endereço ou os dados contidos na Notificação de Infração, por esse motivo esteja com esses documentos por perto quando for usar o telefone para atendimento no Detran DF.

O endereço do DETRAN-DF

Em relação ao endereço do Detran-DF podemos dizer também que você deverá ficar atento ao seu horário de funcionamento, que é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e não vai funcionar aos sábados ou domingos e muito menos em feriados.

Sabendo disso você vai apenas precisar ficar atendo aos documentos que precisa levar e também a qual unidade de atendimento do Detran DF ir, afinal mesmo possuindo um prédio sede central o Detran do Distrito Federal possui diversos postos de atendimento para facilitar a vida de seus cidadãos.

Saiba então que todos os endereços do Detran do Distrito Federal pode ser encontrado na página do Detran DF, por isso qualquer dúvida é bom você sempre dar uma olhada ali para saber se está indo ao local certo. O endereço sede do Detran DF é:

  • SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000

Não se esqueça que esse atendimento ao Detran DF é gratuito, mas em determinados serviços deve ser pago uma pequena taxa para ser feito, ou seja, o atendimento é gratuito o serviço nem sempre. Sabendo disso fique atendo as informações postas no site para não ser pego de surpresa.

atendimento-endereço-detran-distrito-federal

Caso ainda tiver dúvidas sobre determinado endereço do Detran DF e seu horário de funcionamento sugerimos que busque o portal do Detran DF ou seu número de telefone, já que eles existem para tornar sua vida mais fácil.

DETRAN DF – Boleto, Emissão

Detran DF

O Detran DF é uma das muitas unidades deste órgão que tem muitas responsabilidades e atribuições em todos o país.

Departamento Estadual de Transito é um órgão que atua na fiscalização, controle, formação de novos condutores, reciclagens, educação no transito entre outros.

Assim existe em cada estado uma unidade que possui algumas regras e determinações próprias de cada localidade, mas que acompanham as leis vigentes no país.

Nas grandes capitais existem sempre várias unidades de atendimento para facilitar o acesso dos habitantes do local. É comum haver mais do que uma agência em diferentes bairros de fácil acesso.

Porém nas cidades menores do interior dos estados brasileiros, existem os chamados Ciretrans que são agências do Detran e que atuam com os mesmos poderes.

Desta forma é possível encontrar um Detran sempre por perto para resolver questões relacionadas a documentos de veículos ou carteira nacional de habilitação.

detran-df-1

Boleto Detran DF

O boleto do Detran DF é uma das muitas funcionalidades desse órgão já que os usuários desse sistema eventualmente necessitam quitar débitos existentes em seu nome e em nome de veículos.

Para realizar a quitação de tais débitos, os usuários necessitam recorrer a essa instituição para regular situações documentais junto ao órgão.

Mas o Detran também tem uma enorme importância para a educação no transito já que é recorrente a oferta de cursos e de grande circulação de informações muito pertinentes para quem dirige nas grandes e pequenas cidades.

Os cidadãos que vierem a precisar dos serviços dessa organização ou que necessitarem de informações de sua competência devem acessar o seguinte endereço: http://www.detran.df.gov.br/.

Ao acessar esse endereço são encontrados várias opções tais como as seguintes:

Infrações

Nessa opção o proprietário de veículo, pessoa fisica ou juridica, tem acesso ao cadastro do automóvel e pode verificar se há infrações registradas para o mesmo. Pode também verificar todas as informações referente ao auto tais como data em que ocorreu o evento, local, horário, motivo e qual autoridade aplicou a infração.

Nesse mesmo ambiente pode consultar valores e emitir boleto do Detran DF e em seguida paga-los nas agências bancarias e correspondentes devidamente autorizados.

Veículos

Nessa opção o interessado pode acessar as informações referentes ao seu automóvel ou a sua moto. Os dados apresentados referem-se a placa, renavam, número do chassi, dados sobre o ultimo e atual proprietário, informações sobre a situação do veículo bem como se este esta em circulação ou se esta impedido de circular.

Ainda nessa seção o cidadão pode verificar os débitos anuais em aberto, assim como as possíveis multas. No campo referente aos débitos constam os valores do IPVA e seguro DPVAT.

Ao verificar os débitos é preciso apenas selecionar os débitos de interesse e imprimir o boleto do Detran DF e efetuar o pagamento na rede bancaria autorizada.

Habilitação – No campo habilitação o cidadão encontra os dados referente a sua Carteira Nacional de Habilitação e pode verificar, no caso de infração, a pontuação negativa gerada por causa de cada uma delas.

detran-df-boleto

Além dessas opções o cidadão encontra algumas outras das quais estão descritas abaixo as mais relevantes:

Transformação de Notificação de Autuação em Notificação de Penalidade;

Solicitação de conversão de autuação em advertência;

  1. Auto identificação de infrator;
  2. Alteração de endereço de Veículo;
  3. Consulta veículo – Nada consta;
  4. Consulta de veículo – Registro de propriedade de veículo;
  5. Reposição de placa Mercosul;
  6. Conversão de placa antiga para Mercosul;
  7. Acompanhamento de processo de habilitação – Resultado de exame de direção;
  8. Autorização para estacionamento – idoso;
  9. Alteração de endereço no cadastro da CNH;
  10. Consulta CNH;
  11. Solicitação de permissão internacional para dirigir;
  12. Consulta de restrições de veículos;
  13. Consulta de veículo SNG;
  14. Agendamento de biometria e de diversos outros serviços.

Para outras situações é preciso apenas navegar pelas abas e selecionar a opção desejada. O site fornece além disso, informações para os condutores que desejam obter mais conhecimento a cerca da legislação de transito brasileira.

Emissão de Boleto Detran DF

Os proprietários que desejam quitar débitos precisam realizar a emissão de boleto do Detran DF para somente então proceder com o pagamento na rede bancária autorizada e nas demais agências correspondentes.

Ao quitar o débito, o sistema necessita de cerca de 1 hora para dar a baixa do valor e liberar emissão dos documentos, caso não exista mais nenhuma pendência que cause impedimento.

detran-df-emissao-de-boleto

A realização da impressão é bem simples, pois requer apenas que o cidadão selecione a opção Consulta de Débito, em seguida é preciso informar o número da placa e o renavam.

As informações são dispostas na página seguinte e então é preciso imprimir o documento ou utilizar o código no caso de pagamentos pela internet.

O procedimento de emissão de boleto do Detran DF é bem simples e pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha acesso a internet e se houverem duvidas, é preciso apenas entrar em contato com a unidade do Detran ou Ciretran da sua cidade.

DETRAN DF Leilão de Veículos 2022 – Carros e Motos

O Leilão de Veículos DETRAN DF

Procurando uma oportunidade de comprar um carro novo de forma mais econômica? Bom podemos então sugerir o leilão de veículos do Detran DF, lá você vai ter disponível vários veículos das mais diferentes marcas e modelos a sua disposição, podendo ser desde carros de passeio a motocicletas, também podendo ser encontrado veículos adaptados e tudo isso sendo comercializado por um preço acessível a todos os públicos.

leilão-de-veículos-detran-df

Esse leilão de veículos do Detran DF 2022 é realizado por meio de todos os veículos apreendidos pelo Detran ao longo do ano, ou seja, todos os veículos ali apresentados são veículos usados que se encontram em perfeitas condições para retornarem a circulação e por esse motivo estão sendo oferecidos para todos aqueles que estivem interessados.

Apenas avisando que o proprietário original poderá sim recorrer desde que ele pague as multas e/ou taxas tributárias que está devendo, caso contrário o seu veículo vai ser leiloado pelo Detran do Distrito Federal e o novo proprietário que arcará com essa responsabilidade. Compreenda que você terá até dois dias antes do leilão essa oportunidade, caso contrário o Distrito Federal poderá leiloar o seu veículo a qualquer valor que achar melhor.

Informamos também que o leilão de veículos do Detran DF pode se separar em duas categorias diferentes, os veículos bem conservados são mostrado ao público e os que são considerados “sucatas” são vendidos apenas para as empresas credenciadas do Detran DF para reciclagem e desmanche.

Como Participar do Leilão de Veículos

Uma coisa que deve ser dita sobre o leilão de veículos do Detran DF é que ele vai possuir um edital, por meio desse documento você vai encontrar informações sobre as datas e locais do evento, como vai funcionar, como será feito o pagamento e a retira do veículo, informações sobre a visitação e assim vai, então saiba que esse edital estará disponível na página do Detran DF.

Também temos que dizer que a participação do leilão de veículos do Detran DF vai exigir apenas pessoas acima de 18 anos que já possuem a CNH, sendo necessário a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência durante o evento e em sua inscrição. Caso você for representante de uma empresa de reciclagem ou o dono é necessário apresentar o CNPJ junto com seus documentos.

Não podemos dizer de dizer que o Detran DF apenas comercializa no leilão de veículos o veículo no estado em que ele se encontra, ou seja, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal não é responsável por nenhuma peça que não está funcionando ou até mesmo remarcação do Chassi, isso é de total responsabilidade do comprador.

Informamos ainda que o leilão de veículos do Detran DF pode ocorrer de duas formas: online ou presencial, tudo vai depender de como o Departamento de Transito do Distrito Federal deseja trabalhar durante esse evento. Se for online você apenas precisa comparecer no site indicado dentro do dia e horário marcado, se for presencial então compareça no local indicado no dia e horário marcado.

como-participar-leilão-de-veículos-detran-df

Compreenda que em alguns casos podem ocorrer ambos – sendo online e presencial -, essa questão é informada no próprio edital do leilão de veículos do Detran DF 2022, seja qual for o tipo de leilão que escolherem todas são uma ótima oportunidade para comprar um veículo usado.

Como Funciona o Leilão de Veículos

Você deve compreender que o leilão de veículos do Detran DF vai funcionar com base de uma série de regras, sendo todas elas explicadas em seu edital, por esse motivo iremos apenas destacar as mais importantes e também dar algumas sugestões para que você não saia prejudicado.

Por esse motivo devemos avisar que além de pagar pelo veículo você também tem que arcar com os 5% de comissão do leiloeiro, algo que já será incluso no boleto para o pagamento. Avisamos também que será o leiloeiro o responsável por determinar os períodos de tempo disponíveis por cada lance durante todo o leilão de veículos do Detran DF. 

Por ser um leilão as pessoas irão fazer vários lances sobre o item a venda, aquele que fizer o MAIOR LANCE vai conseguir então comprar o veículo. Por conta disso é muito importante que saiba que os lances são irreversíveis e imutáveis, ou seja, uma fez que seu lance for aceito você não pode alterar o valor ou cancelá-lo.

como-funciona-leilão-de-veículos-detran-df

Uma vez que seu lance for aceito você deverá seguir as orientações do leiloeiro para que seja emitido um documento que comprove sua compra, após isso o pagamento deve ser feito, pagamento esse que é realizado através do boleto bancário dentro de três dias úteis. E após o pagamento ser efetuado você tem direito de retirar o veículo.

Compreendido essa parte, devemos dizer também que o leilão de veículos do Detran DF não possui um número certo de veículos a serem apresentados e muito menos marca ou modelos, tudo vai depender da quantidade de veículos que foram apreendidos.

 

 

DETRAN DF – Consulta – Multas, Pontos CNH

Consultando os Pontos CNH no DETRAN DF

Procurando uma forma rápida e prática para consultar a pontuação CNH ou multas? Saiba que você vai poder fazer isso através da página online do Detran do Distrito Federal,  ela é totalmente voltada para dar praticidade as consultas do serviço online do Detran.

detran-df-consulta

É bom informar também que o Detran DF é Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal, dessa forma apenas as pessoas que possuem seu veículo registrado nessa região é que podem utilizar de seus serviços online, apenas em casos raros que uma pessoa de outra região poderá acessar o site, e este caso é quando você comete uma infração em uma região que não é sua.

Podemos dizer também que o Detran DF vai disponibilizar a você vários outros serviços de atendimento sem ser apenas o de consultas a multas e pontuação, você poderá saber sobre as campanhas educativas e cursos, como funciona o leilão de veículos, seus postos de atendimento, informações sobre 2° vias, parcelamentos e muito mais.

Dessa forma podemos dizer que o Detran DF online vai disponibilizar a você praticamente todos os serviços de uma unidade do Detran no Distrito Federal, algo que vai facilitar muito a vida daqueles que precisam acessar de forma rápida a rede para consultar suas multas e sua pontuação CNH.

Pontuação do CNH

Como informamos acima uma das vantagens do Detran DF online é a facilidade de realização de uma consulta aos Pontos CNH do proprietário do veículo, por isso também devemos mencionar que essa consulta é feita de forma gratuita através de seu computador, tablet ou smartphone. Apenas devemos avisar para tomar cuidado quando for realizar o preenchimento, já que se você errar um dado será obrigado a fazer novamente.

Devemos informar também que a consulta a pontuação CNH no Detran DF deve ser feita apenas pelo proprietário do veículo, isso por causa dos dados que serão necessários para essa consulta, uma vez que você vai precisar informar sobre os documentos de seu veículo e os seus.

Então você deve acessar a página do Detran DF e procurar na opção “Consultores” busque pela “Consultar Pontuação”, uma vez clicado ali vai abrir uma nova aba em seu navegador  e nela você poderá informar os dados de seu registro, coisas como seu nome completo, o número de Registro e do CPF e a data de nascimento.

consulta-multa-detran-df

Caso você não seja registrado no Detran DF sua consulta aos pontos CNH poderá ser feita também pelos “Dados Identificatórios” – opção ao lado do “Registro”, ali você deve informar o seu nome completo, o nome completo de sua mãe, o número de CPF e a sua data de nascimento.

Não se esquecendo que em ambos os casos você deverá confirmar a segurança de sua consulta através da reposta da questão que aparecerá logo abaixo, uma vez respondido corretamente você deve clicar em “Consultar” e esperar que o sistema informe os dados pedidos.

É bom informar que uma vez que seus pontos forem maiores que 20 sua carteira de motorista será suspensa, o prazo determinado para essa suspensão poderá ser de 2 (dois) ou 4 (quatro) meses, em alguns casos mais graves será dado uma suspensão de 6 (seis) ou até 2 (dois) anos.

Avisamos que em alguns desses casos será necessário que você faça um curso de reciclagem, dessa forma você vai poder atualizar sua CNH ou conseguir uma nova, tudo vai depender da orientação que irão dar a você.

Consulta as Multas

Se você deseja fazer uma consulta as Multas pelo Detran DF saiba que será muito simples e você poderá fazer ela a qualquer momento do dia através de seu computador, desde que tenha acesso a internet. Sabendo disso então basta informar que ela apenas estará disponível pelo portal do Detran DF.

Quando a página estiver aberta você deverá ir até a área de “Serviços” e então clicar em “Multas”, vai aparecer para você várias opções e então escolha a que se encaixa com a sua situação. É bom informar que no portal do Detran DF você também poderá parcelar suas multas, apenas é necessário avisar que elas podem ser parcelas de até 12x e não pode ter uma parcela com um valor inferior a R$150,51.

Como já avisamos apenas o proprietário do veículo terá autoridade para consultar a multa no Detran DF, isso também serve para a solicitação de parcelamento da multa, e até mesmo a emissão da 2° via da mesma – outra opção disponível no site.

A multa do Detran DF é enviada diretamente para a sua casa, dessa forma é necessário informar que você deverá manter sempre seu registro no Detran do Distrito Federal atualizado, para que sua multa não seja enviada para o local errado e isso faça com que você acumule uma dívida ainda maior do que a original.

consulta-pontuação-cnh-detran-df

Alertamos também que a quando a multa do Detran DF for enviada para você é bom que confira os dados do veículo – cor, modelo e marca – para ter certeza de que se trata de seu veículo, o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica e até em caixas eletrônicos, tome apenas cuidado para pagar a dívida antes de sua data de vencimento.

IPVA 2022 – Tabela, Valor, Consulta DETRAN DF

O IPVA 2022 do DETRAN DF

Para o pagamento do IPVA 2022 do DETRAN DF é muito importante saber que essa taxa tributária significa Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, após essa informação podemos dizer que esse imposto lhe dá direito sobre a propriedade veículo, porém você não pode confundir ele com documento de regularização do veículo, já que esse é o trabalho do Licenciamento.

consulta-ipva-df

Devemos avisar que o pagamento do IPVA do Distrito Federal é uma taxa obrigatória e anual e o não pagamento da mesma resulta em uma infração gravíssima, o que causa uma multa altíssima e pontos em sua CNH, por conta disso não deixe de pagar o IPVA dentro da data correta.

Porém devemos alertar que a consulta ao IPVA 2022 DF  somente estará disponível para aqueles que possuem seu veículo registrados na região, já que cada Detran é responsável pela divulgação de seu próprio calendário de pagamento, valor e distribuição do boleto para pagamento do IPVA.

Por conta disso sugerimos que você procure o seu próprio Detran caso não for do Distrito Federal, outra coisa que devemos mencionar é que todo o dinheiro arrecado por essa taxa tributária é dividido em dois, 50% para o município investir em educação, segurança, saúde e outros recursos e os demais 50% são enviados para os cofres Federais.

Consultando o IPVA DF 2022

Para que você consiga consultar o IPVA DF 2022 você deve primeiro entrar na página oficial do DETRAN do Distrito Federal e então ir até a área destinada aos “Veículos” e clicar em “Consultar Débitos do Veículo”, assim vai ser aberto uma parte para que você informe o número de sua placa e o número do Renavam.

Compreenda que essa consulta ao IPVA DF 2022 vai permitir que você veja não apenas o IPVA, mas também o DPVAT, Licenciamento e multas em aberto, então se você possuir uma grande quantidade em débito sugerimos que você procure parcelar essa dívida para conseguir pagar seu IPVA na data certa.

Avisamos também que essa consulta ao IPVA DF 2022 pode ser feita a qualquer momento através de seu computador desde que você tenha acesso a internet, sendo que deverá ser o responsável pelo veículo que tem que fazer a consulta, já que todas as informações são de responsabilidade do proprietário.

calendário-ipva-df

Calendário do IPVA DF 2022

Em relação ao calendário do IPVA DF 2022 podemos dizer que ele será um documento muito importante que vai informar as datas de pagamento e também as datas disponível para o parcelamento da taxa tributária, por conta disso é muito importante que você fique atento as informações ali disponibilizadas.

Avisamos ainda que o calendário do IPVA DF 2022 vai separar cada veículo por meio do último dígito de sua placa, sendo assim você deve ficar atento a data disponibilizada para o conjunto em que você se encaixa, por exemplo:

 Final da Placa  Cota Única / Primeira Parcela  Segunda Parcela  Terceira Parcela 
Final 1 e 2   22 de Março  19 de Abril  19 de Maio 
Final 3 e 4  23 de Março  20 de Abril  20 de Maio 
Final 5 e 6  24 de Março  21 de Abril  21 de Maio 
Final 7 e 8  25 de Março  22 de Abril  22 de Maio 
Final 9 e 0  26 de Março  23 de Abril  23 de Maio 

Compreenda que a “Cota Única” é a data para aqueles que desejam quitar de forma integral o débito do IPVA, porém se você não possui todo o valor do IPVA DF 2022 neste dia você poderá pagar em parcelas. Porém somente será permitido até três parcelas do IPVA e todas vão possuir o mesmo valor, por exemplo, seu IPVA é de R$662,90 então parcelando serão três parcelas de R$220,96.

Temos que informar também que esse calendário poderá ser chamado de tabela do IPVA DF 2022 e isso ocorre por que ambos são a mesma coisa na prática, já que informam as datas de pagamento para cada grupo. Ainda avisamos que sua divulgação será através de canais oficiais do DETRAN do Distrito Federal, por esse motivo visite o site do Detran DF quando o ano iniciar.

Valor do IPVA DF 2022

Uma coisa que preocupa muitos é o valor do IPVA DF 2022, isso por que essa taxa tributária costuma ter valores que podem chegar a R$1.015,50 ou mais, porém isso acontece devido ao cálculo do IPVA, que multiplica o valor do seu veículo pela alíquota do Estado e então divide este resultado por 100.

Não se esquecendo que você sempre terá a opção de parcelamento do IPVA 2022 do Distrito Federal, por conta disso você não precisa deixar de pagar o IPVA, porém se você deixar a data de vencimento de seu IPVA passar então saiba que isso irá acrescentar pequenos juros a sua taxa tributária, o que acaba encarecendo ainda mais a mesma.

valor-ipva-df

Avisamos também que o seguro obrigatório costuma ser pago em conjunto ao IPVA, porém o Licenciamento – a taxa que permite a regularização de sua documentação – é paga em época diferente e por esse motivo não pode ser confundida com o IPVA, já que ambos tem funções diferentes, como também valores e calendários.

Licenciamento DETRAN DF 2022 – Tabela, Consulta, Calendário, Valor

Tabela do Licenciamento DF de 2022

Licenciamento 2022 é um importante documento emitido para a regularização de seu veículo, sendo através dele permitido que seu veículo transite em qualquer via do país, esse documento é obrigatório e deve ser pago, assim como as demais taxas tributárias, anualmente e por esse motivo é sempre bom conhecer formas de consulta e o calendário do licenciamento DF.

consulta-licenciamento-detran-df

Apenas devemos dizer que a consulta ao Licenciamento 2022 do Detran DF somente estará disponível para aquele que possui seu veículo registrado naquela região, se você for de outra região você deverá buscar o Detran de seu Estado para saber as informações do seu licenciamento.

Avisamos ainda que o Licenciamento DF 2022 pode ser chamado também de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, ou pela sigla CRLV, então não fique preocupado caso pedir um ou outro, ambos são a mesma coisa. Lembrando que o único responsável por esse documento é o próprio proprietário do veículo.

É bom que você nunca confunda o Licenciamento DF 2022 com o IPVA ou DPAVT, elas são taxas muito diferentes e tem funções diferentes, enquanto o Licenciamento serve para a regularização do veículo o IPVA é o imposto sobre o veículo automotor e o DPVAT é o seguro obrigatório, sendo que o DPVAT está com o seu valor incluso ao IPVA e todas essas taxas são pagas uma vez ao ano.

Consultando o Licenciamento DF 2022

Caso você queria consultar o Licenciamento 2022 DF você vai precisar apenas ir até a página oficial do Detran do Distrito Federal e lá buscar a área de “Veículos”, após isso vá até a opção “Consulta de Veículos” e lá informe o número de sua Placa e o número do seu Renavam.

Compreenda que assim que fizer isso vai ser informada toda a sua situação de débito ao Detran DF, ou seja, informações sobre as multas em aberto, IPVA, seguro obrigatório e os débitos das taxas de licenciamento, com isso devemos informar que antes de fazer o pagamento do Licenciamento DF 2022 você deve quitar as outras dívidas que estão em aberto, caso você não tenha todo o dinheiro saiba que o Detran DF disponibiliza a opção para parcelamento de débito.

Vale dizer também que a consulta ao Licenciamento DF 2022 será totalmente gratuita e poderá ser acessada também através do Aplicativo do Detran DF, ou se preferir poderá ir pessoalmente ao Detran DF e solicitar informações sobre a consulta ao seu licenciamento.

calendário-licenciamento-detran-df

Calendário do Licenciamento DF 2022

Para aquele que pretende fazer o pagamento de seu Licenciamento DF 2022 é importante falar sobre seu calendário, já que será por meio desse documento que você vai saber as datas de pagamento do Licenciamento e também o prazo de vencimento das mesmas, sendo assim muito importante que você as consulte antes de qualquer coisa.

Por esse motivo avisamos que o calendário do Licenciamento 2022 DF é divulgado anualmente pelo Detran do Distrito Federal, valendo sempre lembrar que cada região brasileira vai possuir seu próprio calendário, sendo assim o calendário do Distrito Federal será diferente do calendário de Minas Gerais e dos demais Estados, já que será função do Detran da região decidir as datas e os prazos.

Ainda informamos que o calendário poderá ser chamado de tabela do Licenciamento DF 2022, então não se assuste caso encontrar um termo e não o outro, ambos são basicamente a mesma coisa já que possuem a mesma função, informar aos condutores de veículos as datas e prazos para realizarem o pagamento do Licenciamento DF 2022. 

Dessa forma iremos explicar agora como funciona o calendário do Licenciamento 2022 DF, ele vai separar por grupos os veículos segundo o dígito final de sua placa, dessa forma cada grupo vai possuir uma data especifica para realizar o pagamento, por exemplo, os que terminam com 1 vão fazer o pagamento no mês de Março e devem pagar até o dia 15 desse mesmo mês, para aqueles que terminam com o dígito 2 vão ter do dia 1 de Abril até o dia 15 de Abril e assim por diante.

Lembre-se sempre que esse calendário do Licenciamento 2022 DF é divulgado primeiramente no portal do Detran do Distrito Federal e isso é feito todos os anos.

Valor do Licenciamento DF 2022

Em ralação ao valor do Licenciamento 2022 DF podemos dizer que essa taxa tributária costuma possuir um valor menor que as demais, geralmente costuma ser em torno de R$100,00 podendo até mesmo ter um valor de R$60,00 ou R$80,00. Algo que cabe no orçamento e não acaba pesando demais para os desavisados.

Apenas devemos falar que o boleto do licenciamento 2022 DF pode ser conseguido através da página do Detran DF, para isso vá até o campo “Veículos” e clique em “Consultar Débitos de Veículos”, informando em seguida o número de sua placa e o número do Renavam, assim você vai ter acesso a todos os débitos em aberto do Detran e poderá emitir eles para quitar a dívida.

valor-licenciamento-detran-df

Esse pagamento do Licenciamento DF 2022 poderá ser feito por qualquer agência bancária e casa lotérica, basta que você tome cuidado para não pagar a dívida após a data de vencimento, já que isso vai render juros. Mencionamos também que o não pagamento dessa taxa vai ser considerado uma infração gravíssima, e por isso você poderá receber multas acima de R$200,00 e pontos em sua CNH, mencionando também da possibilidade de apreensão do veículo por não está regularizado.