Categoria: DETRAN CE

Licenciamento DETRAN CE 2022 – Tabela, Consulta, Calendário, Valor

O Licenciamento CE 2022

Licenciamento 2022 é uma taxa tributária anual que deve ser quitada por todos os proprietários de veículos, já que é por meio dela que você vai conseguir regularizar seus veículos para que assim você consiga transitar livremente por todas as vias brasileiras sem nenhum problema.

consulta-licenciamento-detran-ce

Licenciamento CE 2022 é um documento obrigatório e que você deve buscar o Detran do Ceará para conseguir suas informações – seja sobre seu valor ou sua data de pagamento -, por esse motivo dizemos que apenas os veículos registrados no Detran do Estado do Ceará podem fazer sua consulta ao Licenciamento 2022 no Detran CE, caso você for de outro Estado busque o Detran de sua região.

Ainda avisamos que o Licenciamento CE 2022 também pode ser conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, ou simplesmente CLRV, e ele não pode ser confundido com o IPVA ou DPVAT, esse documento serve apenas para a regulamentação de seu veículo enquanto os demais são impostos sobre o valor do veículo e o seguro obrigatório, todos possuem uma data especifica para serem pagos, sempre lembrando que o DPVAT é pago em conjunto ao IPVA, ou seja o valor de um está integrado ao outro.

Consulta ao Licenciamento CE 2022

Para você que precisa consultar o Licenciamento CE 2022 podemos então informar que no Detran CE você não pode simplesmente consultar isso online como é feito em muitos Estados brasileiros, você deve juntar seus documentos e buscar essa informação de forma presencial.

Porém para facilitar a vida daqueles que possuem dúvidas o Detran CE disponibiliza informações sobre a consulta ao Licenciamento CE 2022, para ter acesso a elas você deve ir ao site e buscar na área de “Veículos” a opção “Licenciamento”, então ali você vai saber informações como: o que é, documentos necessários, valor, onde consultar entre outros.

Dessa forma podemos dizer que para a documentação você vai precisar:

  • Documentação de Identidade – original e cópia;
  • Comprovante de pagamento do IPVA.

É bom informar que o Detran CE costuma enviar o licenciamento CE 2022 através do serviço dos Correios, dessa forma você apenas tem que ficar atento ao calendário do licenciamento e a entrega de contas em sua casa. Dessa forma você não possui uma forma certa de consultar seu Licenciamento CE 2022, apenas receber a informação dentro da data, caso você não receba até o 20° dia útil do mês você deverá ir pessoalmente ao Departamento do Detran CE e solicitar a emissão da 2° via.

calendário-licenciamento-detran-ce

Calendário do Licenciamento CE 2022

Uma das coisas mais importantes de todo o licenciamento CE 2022 é o seu calendário, pois ali é informado as datas e os prazos de pagamentos dessa taxa tributária a todos os veículos registrados no Estado do Ceará, porém devemos informar que os veículos são separados de acordo com o número final de suas placas.

Podemos dar um exemplo, os veículos que os finais sejam 1 vão pagar no mês de Março possuindo como data de vencimento o dia 12, enquanto isso os que possuem o final 2 vão pagar no mês de Abril com a data de vencimento no dia 10, e assim vai a lista até chegar em Dezembro, sendo o último grupo os terminados em 0.

Essa forma de organização facilita muito o sistema, já que cada grupo está separado por mês, e devemos também dizer que esse calendário também poderá ser chamado de tabela do Licenciamento CE 2022, já que ambos tem a mesma função, informar as datas de pagamento e vencimento do Licenciamento.

Valor do Licenciamento CE 2022

Para você que deseja saber o valor do Licenciamento CE 2022 então podemos dizer que esse valor não é muito alto como as demais taxas tributárias, em alguns casos chegam a ser no máximo R$115,00 ou no mínimo R$68,00. É apenas necessário dizer que o valor de seu pagamento vai ser informado quando o Detran CE enviar sua carta pelos Correios, como foi dito acima.

pagamento do Licenciamento CE 2022 poderá ser feito através das agências bancárias, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federa, Banco Bradesco, Banco Itaú, e também casas lotéricas. Isso é permitido por que ele é em formato de boleto bancário, e por conta disso poderá demorar de 3 (três) a 5 (cinco) dias úteis para ser efetuado o pagamento no sistema.

Uma vez que esse pagamento do Licenciamento CE 2022 seja efetuado você deverá esperar em sua casa chegar o documento do Licenciamento, ou seja a sua CRLV, saiba então que esse documento tem um prazo de até 60 (sessenta) dias para chegar, caso contrário você terá que ir pessoalmente até ao Detran CE levando seu comprovante de pagamento e sua documentação para então te orientarem sobre o procedimento de emissão.

valor-licenciamento-detran-ce

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o pagamento do Licenciamento pelo Detran CE então sugerimos que vá a página online do Detran CE ou ir pessoalmente a unidade de atendimento do Detran, o endereço também está disponível em sua página oficial.

DETRAN CE – Recurso de Multa

O Recurso de Multa no DETRAN-CE

 

Para aquele que está confuso saiba que o recurso de multa do Detran CE acontece quando um condutor recebe em sua casa uma notificação de multa feita erradamente e ele precisa abrir então um processo no JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) para que não precise pagar pela multa.

detran-ce-recurso-de-multa

Com isso podemos dizer então que apenas o responsável pelo veículo deverá buscar realizar a Defesa de Autuação no Detran CE, porém também será aceito um representante legal ou procurador em alguns casos específicos, como ao proprietário do veículo ser uma Pessoa Jurídica ou, em caso de Pessoa Física, o representante apresentar um documento oficial que permite representar o cliente.

Compreenda também que você vai ter um prazo determinado pelo Detran do Ceará para que inicie o processo de Recurso de Multa, esse prazo será de até 30 (trinta) dias após a emissão da notificação de multa ou da emissão da própria multa, após esse prazo você não poderá voltar atrás e deverá arcar com toda a cobrança.

Como fazer o Recurso de Multa do DETRAN-CE

Como já foi informado ali em cima para fazer o recurso de multa do Detran CE você não pode passar do prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Ceará, com isso em mente é necessário ainda dizer que você deve entregar uma série de documentos e o formulário de requerimento para uma unidade do Detran CE ou no posto indicado.

Você também deve apresentar um Requerimento de Defesa de Autuação, saiba então que esse documento é conseguido através da página oficial do Detran do Ceará, nesta página você também vai conhecer todo o processo de Defesa Prévia no JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

Lembre-se que para dar inicio ao processo de Defesa de Autuação no Detran CE você não precisa ter pago a multa, afinal de contas a Recursa de Multa no Detran do Ceará é uma forma de não ser penalizado por um erro que você não cometeu. Porém não confunda Recursa de Multa com transferência de pontuação.

Transferir a responsabilidade da infração para aquele quem estava conduzindo o veículo no momento da infração é também possível, porém é realizado outro processo e não o de Recurso de Multa no Detran CE. Apenas vale lembrar que em ambos os casos é necessário que você informe o Departamento de Trânsito do Ceará dentro de 30 (trinta) dias da emissão da multa ou notificação de infração.

como-fazer-recurso-de-multa-detran-ce

Como Funciona o Recurso de Multa do DETRAN-CE

Quando se tratando de como vai funcionar o recurso de multa no Detran CE as coisas podem ficar um pouco complicadas, mas entenda que basta você apresentar os documentos, os documentos que comprovem a sua versão e também o requerimento de Defesa da Autuação.

Sabendo disso é necessário ainda informar que você deverá esperar o processo ser julgado pelo JARI, isso pode demorar alguns dias, algo em torno a 30 (trinta) até 40 (quarenta) dias. Mas se sua Defesa Prévia for aceita você não precisa pagar nada e nem mesmo será acrescentado os pontos em sua CNH.

Porém pode ocorrer que sua Defesa de Autuação do Detran CE não seja aceita você deverá arcar com toda a cobrança do Detran do Ceará, por esse motivo saiba quais são as situações em que a sua Defesa de Autuação de Recurso de Multa será negada pelo Departamento de Trânsito do Ceará:

  • Quando você iniciar o processo após já ter finalizado o prazo de 30 (trinta) dias;
  • Não foi comprovado a veracidade de suas palavras ou provas;
  • O serviço que foi solicitado é incompatível com a função de Recurso de Multa.

Ainda vale dizer que você não deve deixar de apresentar suas justificativas, sejam elas fotos, vídeos, depoimentos, pode ser o que for, desde que comprove a verdade de sua palavra para que você consiga receber a aprovação da Defesa de Autuação. Mas se as provas não forem suficientes ou não forem verdadeiras você vai ter o Recurso de Multa negado.

Documentos e Formulários

Como você já deve ter percebido a apresentação de documentação é muito importante para o processo de Defesa de Autuação, por esse motivo dizemos quais são os documentos necessários:

  • Requerimento devidamente preenchido;
  • Cópia legível do RG/CNH do recorrente – caso você for Pessoa Jurídica é necessário uma cópia do contrato social;
  • Cópia da Notificação de Penalidade e/ou cópia da AIT;
  • Cópia do documento do veículo;
  • Eventuais elementos/provas para demonstração dos argumentos apresentados.

Dessa forma você pode perceber que tanto a Pessoa Física quanto a Pessoa Jurídica tem direito ao Recurso de Multa no Detran CE, basta então que você siga as regras colocadas no portal do Departamento de Trânsito do Ceará para então conseguir apresentar uma boa Defesa de Autuação.

recurso-de-multa-no-detran-ceará

Para que você receba a notificação de multa é bom que seu registro no Detran do Ceará esteja atualizado, caso contrário você não vai receber e pode até mesmo perder a chance de entrar com o processo de Recurso de Multa do Detran CE. 

DETRAN CE – Atendimento, Telefone, Endereço

Como ser atendido no DETRAN do Ceará

 

Uma das coisas mais importantes para todos os condutores de veículos no Brasil é o atendimento do Detran, isso por que esse órgão é o responsável por emissão de documentos, registros e administração de todas as informações do Detran do Estado do Ceará.

detran-ce-atendimento-telefone

Sabendo disso ficará mais fácil para você saber a onde deve ir e quem procurar quando tiver algum problema com documentos ou simplesmente uma dúvida, por esse motivo é muito importante deixar claro que o Departamento de Trânsito do Ceará vai servir penas para aqueles que tem o registro do veículo no Detran CE.

Ainda vale dizer também que o atendimento do Detran CE poderá ser feito também através de um aparelho telefônico e por meio de um portal online, em todas as opções de atendimento do Detran CE o atendimento será gratuito e você deve apresentar um documento de identificação, seja seu ou de seu veículo.

O atendimento do DETRAN-CE

O atendimento do Detran CE é voltado para o responsável pelo veículo, ou seja aquele que tem o nome no registro do Detran CE, por esse motivo é muito importante que você saiba que se tratando de uma Pessoa Jurídica será aceita um Representante Legal.

Esse Representante Legal, ou Procurador, deverá apresentar um documento assinado pelo responsável da empresa que permite que ele se apresente para aquele serviço. Aviamos ainda que uma Pessoa Física também pode ter um Representante Legal em casos específicos.

Agora que você já sabe quem pode ser atendido pelo Detran CE é bom então falar sobre as formas de atendimento, que como já foi dito ali em cima são o atendimento presencial, o atendimento por telefone e o atendimento online.

Em relação ao atendimento online do Detran CE podemos dizer que ele é o mais completo, já que contém informações sobre todos os tipos de serviço disponibilizados pelo Detran do Ceará, podendo ser feito consultas online, informação sobre recurso de multa e Defesa Prévia e muito mais.

Com isso podemos dizer também que o atendimento online do Detran CE vai estar disponível todo o momento do dia e será gratuito para todas as pessoas, então você poderá acessá-lo com o computador, tablet e até smartphone, desde que tenha acesso a internet.

telefone-atendimento-detran-ce

O telefone do DETRAN-CE

Quando se trata do atendimento por telefone do Detran CE é muito importante que você saiba então que ele possui um período de tempo de funcionamento, dessa forma é muito importante ligar dentro do seu horário de funcionamento para ser atendido.

Com isso saiba que o horário de atendimento do Detran CE é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e aos sábados de 7h às 17h. O telefone é:

  • DETRAN-CE : (85) 3195.2300
  • Perícia: 154

Sabendo disso é bom avisar que o telefone do Detran CE pode servir para conseguir informações, tirar dúvidas, reclamações e muito mais. É bom que você faça a sua ligação com o número do RENAVAM e o número da placa de seu veículo em mãos.

Vale dizer que em algumas situações o telefonema do Detran CE pode realizar o agendamento de atendimento no Detran CE informando até mesmo os documentos a serem levados no dia, porém isso não é disponível em todos os serviços, então busque o site do Detran CE para essas situações ou simplesmente compareça presencialmente no Detran CE mais próximo de você.

O endereço do DETRAN-CE

Caso você esteja pensando em ir pessoalmente ao Departamento de Trânsito do Estado do Ceará então devemos avisar que ele vai funcionar de 8h às 15h de segunda a sexta-feira, não funcionando nos sábados e domingos.

Sabendo disso fica mais fácil para você se programar e ir pessoalmente ao Detran CE para ser atendido, então iremos informar o endereço para que você saiba a onde ir, o endereço é:

  • Godofredo Maciel, 2900 – Maraponga, Fortaleza – CE, 60710-903

É bom ainda dizer que para certas ocasiões é necessário que você tenha agendado o atendimento no Detran CE, esse agendamento pode ser feito através da página online do Detran do Ceará.

Ainda avisamos que para ser atendido no Detran CE você vai precisar apresentar alguns documentos pessoais seus e também a documentação de seu veículo, já que isso vai ajudar na identificação do veículo e, por consequência, a identificação do problema, principalmente se for em relação a multa ou débitos em aberto.

O Detran CE está presente em várias cidades do Estado do Ceará, isso por que ele tem diferentes postos de atendimento ao longo da região cearense, sendo assim você pode utilizar o site oficial para saber qual é o posto de atendimento mais próximo de sua casa.

atendimento-endereço-detran-ceará

Apenas lembre-se que o endereço do Detran CE que colocamos aqui é o da sede oficial, o que o faz o prédio principal do Detran CE. Por esse motivo não fique preocupado caso encontrar mais de um endereço para o Detran CE, caso possuir dúvidas busque dar um telefonema e saberá qual o local é mais adequado para você fazer seu atendimento.

 

DETRAN CE – Boleto, Emissão

Detran CE

O Detran CE fica localizado em Fortaleza, capital do estado, e tem a função de atender as pessoas de todas as cidades em seus limites.

O Ceará fica localizado na região nordeste do país e somando a população de todas as cidades obtém-se cerca de 8 milhões de munícipes. 

São cerca de 180 cidades e cerca de 20 macrorregiões e dessa forma é necessário várias unidades do Detran e Ciretrans que são unidades menores, mas que têm as mesmas atribuições. 

A título de esclarecimento, o Detran é o Departamento Estadual de Trânsito e é um órgão do Poder Executivo Estadual. Suas principais atribuições são voltadas para a fiscalização dos veículos terrestres em todo o território nacional.

Além disso, cabe a esse órgão a responsabilidade de fiscalizar condutores, cobrar e receber pagamentos de multas de trânsito, impostos como o IPVA, Seguro DPVAT, licenciamento entre outras cobranças de serviços como vistorias, exames de vista, exames teóricos, entre outros.

Quando um veículo é apreendido é o Detran o responsável por recebê-lo e guardá-lo em suas dependências. As atribuições do Detran CE são em um número bastante extenso e isso demonstra a sua enorme importância para os munícipes e para o país.

detran-ce-emissao

Boleto Detran CE

O endereço para impressão de boleto do Detran CE é o https://www.detran.ce.gov.br/ e nesse website o cidadão tem acesso a diversas informações e serviços.

Todos os anos os proprietários de veículos, pessoa física e jurídica, precisam quitar débitos referentes a CRLV – Certificado de Registro, Licenciamento de Veículos e multas de trânsito caso elas sejam aplicadas.

Abaixo falaremos mais sobre esses importantes impostos que devem ser pagos impreterivelmente para que a CRLV seja renovada anualmente.

O IPVA trata-se de imposto sobre propriedade de veículos automotores e seu vencimento obedece às regras do final da placa do veículo. Isso significa que o número final da placa define a data de vencimento do imposto.

O interessado deve verificar no site do órgão acerca do vencimento dos documentos do seu veículo.

O licenciamento também é um tributo que deve ser pago junto com o IPVA e se isso não ocorrer o proprietário fica impedido de retirar a sua CRLV do ano vigente.

O Seguro DPVAT é administrado pela Seguradora Líder e se refere a um seguro que custeia despesas médicas e hospitalares de segurados que tenham sido vítimas de veículos automotores terrestres, isso inclui pedestres.

Já as multas podem ser aplicadas se alguma autoridade de trânsito flagrar o condutor realizando infrações pré determinadas pelas autoridades competentes. 

Isso inclui avançar sinal vermelho, parar sobre faixa de pedestre, não respeitar placas de trânsito, ultrapassar o limite máximo de velocidade, trafegar com o veículo sem a devida manutenção, alterar as características do automóvel entre outras situações. 

Em todas essas situações o interessado precisa se atentar para as datas de vencimentos e realizar o pagamento através de boleto de arrecadação nos postos e rede bancária autorizada. 

Nesse documento contém todas as informações pertinentes aos pagamentos tais como valor, data de validade, ano base, dados do veículo e do proprietário. Além disso, consta código de barra e demais instruções para a instituição que fará o recebimento.

Ainda dúvidas sobre a situação do seu veículo, o proprietário pode acessar o site e realizar as verificações informando a placa, chassi e renavam. 

O site retorna com resultados que evidenciam se há débitos a pagar e também dados sobre infrações de trânsito que geraram multas, o motivo da aplicação, valor a ser pago e pontos na carteira. 

O boleto do Detran CE é muito fácil de ser obtido, mas para sanar eventuais dúvidas é importante consultar o tópico a seguir que contém importantes instruções acerca desse assunto. 

detran-ce-boleto

Emissão de boleto Detran CE 

O proprietário de veículo que deseja realizar a emissão de boleto do Detran CE pode contar com o website do órgão cujo endereço já foi mencionado neste artigo. 

Ao acessar o site é preciso apenas selecionar a opção “Veículos”. Em seguida surge uma nova tela contendo todas as opções disponíveis e no caso do pagamento do IPVA o cidadão deve escolher essa opção clicando sobre o item.

Na página seguinte surge uma nova tela onde devem ser informados a placa do automóvel, o número do chassi ou o número do Renavam. Tais dados podem ser facilmente encontrados no CRLV.

Após informados tais dados é digitar as letras de segurança e posteriormente é preciso apenas clicar para realizar a busca. 

detran-ce

Imediatamente o site retorna com todos os débitos devidos mesmo que estes estejam vencidos ou estejam perto de vencer.

O passo seguinte consiste apenas em imprimir o documento e efetuar o pagamento na rede credenciada e autorizada pelo Detran. 

Além dessa opção o Detran CE disponibiliza várias outras possibilidades de consultas e buscas em seu website e é preciso apenas realizar o acesso para verificar as informações desejadas. 

Vistoria DETRAN CE 2022 – Inspeção Veicular, Agendamento

Vistoria DETRAN CE 2022 – Inspeção Veicular, Agendamento

A vistoria do Detran CE 2022 é um procedimento realizado em todos os veículos, sejam eles carros ou motos, que foram vendidos ou que precisarão de um novo emplacamento.

Esse trâmite é bem comum e indispensável para que o novo proprietário do veículo possa receber o documento chamado de CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Nessas vistorias são realizadas determinadas características do veículo e estas precisam estar em conformidade com a característica original de fábrica ou que ao menos estejam de acordo com o que exige a lei.

Assim é uma importante etapa e precisa ser realizada de forma que sem a sua realização não há como o proprietário obter os documentos não podendo tê-lo em seu nome.

Da mesma forma existem outros tipos de inspeções para outros eventos e que visam proteger o proprietário de possíveis acidentes devido a falta de manutenção adequada.

Neste artigo explicaremos sobre a vistoria do Detran CE 2022, as etapas, valores, regras e demais informações pertinentes a esse tema.

Vistoria-DETRAN-CE-2022-inspecao

Inspeção Veicular – Detran CE 2022

A inspeção veicular do Detran CE 2022 é uma etapa necessária que antecede a transferência de proprietário de veículos automotores.

Por exemplo, se o cidadão A adquiriu um veículo do cidadão B, será necessário que o cidadão A leve o veículo até o Detran para que os profissionais responsáveis avaliem o carro e verifique alguns aspectos.

Se o cidadão A não levar o veículo para a inspeção, então ficará impedido de fazer a transferência para o seu nome e o carro continuará em nome do antigo proprietário.

O que ocorre é que existe um prazo para que isso seja realizado e se este for extrapolado, haverá aplicação de multa.

Por causa dessas questões é imperativo que o antigo proprietário do veículo possa ter seu nome desarticulado para que o novo dono possa receber os documentos no seu.

A inspeção veicular nada mais é do que uma oportunidade que o Detran tem de avaliar se o veículo está em boas condições de uso e se os aspectos gerais do carro estão de acordo com as leis e normas vigentes.

Um exemplo bem simples pode ser os espelhos retrovisores de uma moto que devem estar de acordo com o tamanho adequado para o modelo e não podem ser maiores ou menores do que o original.

Da mesma forma, as cores do veículo não podem ser alteradas sem prévia autorização e se caso isso ocorrer pode ter cobrança de multa e a necessidade de que o carro tenha que retornar às características primárias. 

Além da inspeção veicular para transferência de veículo, um proprietário pode solicitar esse serviço para verificar as condições do seu carro caso esteja pensando em fazer uma viagem longa.

Isso é importante porque evita transtornos com falhas na parte mecânica e até mesmo graves acidentes causados por determinadas falhas mais graves.

Isso pode ser algo grave e que pode trazer prejuízos tanto para o condutor como também para outros veículos que venham a se envolver.

Vistoria-DETRAN-CE-2022-agendamento

Agendamento de Vistoria Detran CE 2022 

Embora se pareçam, a vistoria e a inspeção veicular são ferramentas diferentes uma da outra. Apesar de serem diferentes, esses processos são facilmente confundidos e podem gerar grandes discussões.

Para esclarecer esses dois pontos é fundamental saber as discordâncias entre esses dois processos.

Conforme já mencionamos, a vistoria veicular visa sobretudo examinar as condições visuais do carro e sobretudo confirmar o status de manutenção do mesmo. 

A inspeção também visa validar a presença ou ausência de elementos e se estes estão em conformidade com as definições legais. Isso protege o proprietário indicando se este precisa se adequar ou não às leis vigentes.

Na vistoria são avaliados elementos essenciais e básicos para o reconhecimento de condições de elementos como o chassi e vidros.

São verificados também elementos como pintura, motor, eixos entre outros. 

Após realizada a vistoria é emitido um documento que pode ser chamado de laudo e só tem validade se for redigido por uma Empresa Credenciada de Vistoria, as chamadas ECV.

Esse laudo é exigido na contratação de seguros.

Na inspeção veicular o perito pode verificar diferentes aspectos que visam avaliar a possibilidade do veículo apresentar problemas e a possibilidade de uma multa devido às condições do carro.

Dessa forma esclarecemos que a vistoria tem a finalidade de avaliar um veículo para a transferência de propriedade.  Enquanto que a inspeção veicular tem a finalidade de analisar aspectos do veículo a fim de saber se este está em conformidade com a lei e se oferece algum risco para o condutor e demais membros da sociedade.

Para fazer agendamento de vistoria no Detran CE em 2022 é preciso apenas acessar o site do órgão estadual e selecionar a opção desejada e posteriormente informar os dados desejados.

DETRAN CE Leilão de Veículos 2022 – Carros e Motos

O Leilão de Veículos do DETRAN CE

Para aquele que sempre se perguntou para onde vão os veículos apreendidos pelo Detran do Ceará podemos dizer então que os veículos bem conservados são todos leiloados através do leilão de veículos do Detran CE, um evento que ocorre de tempos em tempos e serve para comercializar os veículos que estão parados no pátio de veículos do Detran.

leilão-de-veículos-detran-ce

Dentro desse evento você vai encontrar diferentes tipos de marcas e modelos dos mais variados veículos, então é uma boa opção para aquele que quer comprar um veículo novo de forma mais econômica, sendo possível encontrar carros, motos e até mesmo veículos adaptados nestes leilões de veículos do Detran CE.

Devemos falar que esse leilão de veículos do Detran CE é aberto ao público quando se trata dos veículos bem conservados, aqueles que podem voltar as ruas mesmo após serem apreendidos, porém existem o leilão de sucatas do Detran CE, essas são os veículos que não podem mais retornar as ruas de forma alguma e por esse motivo são  leiloados a empresas credenciadas para reciclagem ou retiradas de peças.

Também devemos dizer que o leilão de veículos do Detran CE vai possuir um edital, que é divulgado meses antes do evento no portal do Detran do Ceará, é através desse documento que você vai saber sobre as datas do evento, horários e locais a onde serão realizados, também sabendo sobre os lances, a forma de pagamento e retirada do veículo, até mesmo sendo informado sobre a visitação ao pátio de veículos a onde se encontram todos os itens que serão leiloados.

Apenas devemos avisar que se o proprietário original do veículo conseguir quitar todos os débitos que tem com o Detran – caso o veículo tenha sido apreendido por falta de pagamento das taxas tributárias e/ou multas – o veículo vai retornar para o mesmo, porém você tem um prazo de até três dias antes do leilão de veículos do Detran CE para quitar esse débito, caso contrário seu item será leiloado normalmente.

Como Participar do Leilão de Veículos

Se você quer participar do leilão de veículos do Detran CE 2022 uma boa dica é saber sobre suas regras, algo que pode ser encontrado no edital do evento. Por esse motivo dizemos que é necessário que você tenha uma idade acima dos 18 anos e já possua a sua CNH.

Caso você for um representante ou o próprio dono da empresa de reciclagem e deseja participar do leilão das sucatas é bom apresentar o seu CNPJ e mais alguns dados de sua empresa durante a inscrição, caso for apenas alguém que deseja comprar um veículo no leilão de veículos do Detran CE então esteja com seu RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

como-participar-leilão-de-veículos-detran-ce

Avisamos também que o Detran CE não será responsável pelo mau funcionamento do veículo, necessidade de peças novas ou remarcação do Chassi, ele vai apenas comercializar o veículo como ele está e será sua responsabilidade cuidar dessa parte. Por esse motivo sugerimos que quando for fazer sua visitação esteja acompanhado com um técnico de confiança ou que já possua um conhecimento sobre a área.

Essa visitação vai acontecer como é informada pelo edital do leilão de veículos do Detran CE, geralmente é liberada dias antes do leilão, ou até agendada. Porém você deve compreender que não poderá fazer nenhuma alteração no veículo ou até mesmo um teste driver, e muito menos reservar um dos itens para você, apenas poderá analisar e pensar nas condições, para quando chegar o dia do leilão já saber qual gostaria de conseguir e o quanto pode gastar.

Como Funciona o Leilão de Veículos

Em relação ao próprio evento podemos dizer que aquele que fizer o MAIOR LANCE vai levar o item, sendo que este lance deve ser maior do que o lance mínimo apresentado pelo leiloeiro. Porém devemos dizer que seu lance, uma vez aceito, não poderá ser mudado ou cancelado, ou seja, se você comprou um veículo por R$1.000,00 e mais afrente viu outro que se interessou não vai poder cancelar sua primeira compra para comprar este. Por esse motivo é muito importante a visitação antes do leilão de veículos do Detran CE. 

Ainda vale dizer que os intervalos entre um lote ou outro e entre os lances são dados pelo próprio leiloeiro. Mas se tiver muitos lotes disponíveis no dia é bem capaz que o leilão seja bem rápido. Porém ainda devemos dizer você deverá pagar a comissão de 5% ao leiloeiro quando for pagar por seu veículo.

Quando seu lance é aceito no leilão de veículos do Detran CE você deverá seguir as orientações do leiloeiro para que o documento que comprova sua compra seja emitido, após isso basta você pagar o boleto bancário – que também será emitido – e esperar para retirar seu veículo.

como-funciona-leilão-de-veículos-detran-ce

Alertamos sobre o fato que se o veículo tiver sido apreendido por causa de multas atrasadas ou taxas tributárias não pagas você será responsável por quitar esses débitos do Detran, caso o valor for muito grande você sempre terá a opção de parcelamento através do Detran do Ceará.

 

DETRAN CE – Consulta – Multa, Pontos CNH

Como consultar no DETRAN CE

Um dos grandes benefícios de nossa tecnologia é a facilidade de acesso a informação, um exemplo disso é a consulta ao Detran CE online, que vai permitir que você tenha acesso a informações sobre multas, pontos CNH e muito mais. 

detran-ce-consulta

Vale apenas dizer que essa consulta ao Detran CE deve ser apenas feita pelo proprietário do veículo, afinal para a consulta será necessário que você informe alguns dados pessoais seus e de seu veículo, por esse motivo não de essa função para terceiros. 

Após dizer isso devemos também informar que a consulta ao Detran CE é totalmente gratuita e online, dessa forma você poderá ter acesso a muitas informações e serviços online do Detran CE tudo a qualquer momento do dia e sem complicações para atendimento. 

Dessa forma devemos dizer que o Detran do Ceará é totalmente seguro em seu portal online, porém os dados ali servem apenas para os veículos registrados naquela região, então se você é de outra região sugerimos que procure o Detran de seu Estado para a consulta ou se informe em como fazer uma transferência de registro na própria Unidade do Detran.   

Consulta de Multas Detran CE 

A primeira coisa que você deve fazer para consultar as multas no Detran CE é abrir o site oficial do Detran CE e na área de “Serviços” clicar em “Consulta de Veículos”. Ao fazer isso vai abrir em seu navegar uma nova aba para que você realize a consulta. 

Compreenda que que dentro dessa nova página vai aparecer várias opções, clique então em “Taxas/Multas” e saiba que você deverá informar o número da placa de seu veículo, como também o número do Chassi ou Renavam e depois informar o código de segurança, clicando em “Confirmar” ao terminar o preenchimento. 

Ao fazer isso o sistema do Detran CE vai te informar todas as multas e taxas na qual você está devendo, como também outras informações sobre o boleto, se tem a opção de parcelamento, a data e o horário que ela foi emitida e muito mais.

Sugerimos, quando você receber a multa, que você preste muita atenção nas informações sobre o veículo, principalmente em relação a cor, marca e ao modelo, já que se não for igual ao seu você deverá buscar auxílio no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará. Leve consigo os documentos do carro que possa comprovar que as informações da multa não são válidas para seu veículo. 

consultar a multa no DETRAN CE online pode ser feita por computador, tablet e também por qualquer smartphone, você apenas vai precisar ter acesso a internet. Caso você escolha uma dessas duas últimas opções apenas pedimos para tomar cuidado no momento de preenchimento dos dados, já que um erro poderá invalidar sua consulta a Multa do Detran CE e você deverá começar tudo novamente. 

consulta-multas-detran-ce

Consulta de Pontos CNH

Para aquele que deseja consultar a Pontuação CNH no Detran CE podemos dizer que você deve clicar na opção de “Consulta Habilitação” na área de “Serviços” na página do Detran CE, entenda que uma vez feito isso vai ser aberto em seu navegar uma nova aba e lá você vai ter diversas opções, clique então na “Consulta Pontuação”. 

Uma vez feito isso você deve informar o número do CPF, número da CNH ou PPD e o código de segurança, com isso informado você deve clicar em “Confirmar” e assim o sistema vai permitir o acesso a consulta de Pontuação do Detran CE.

Avisamos também que o Detran CE costuma suspender as carteiras de motoristas para aqueles que possuem uma Pontuação CNH se a mesma for acima de 20 a 25 pontos, compreenda que o tempo estimado para a suspensão poderá variar de acordo com sua infração, podendo variar de dois, quatro e até seis meses nas infrações mais leves e até dois anos e meio nas mais graves.

Nestes casos de suspensão da CNH pelo Detran CE você deverá fazer um curso se reciclagem antes de conseguir novamente sua CNH, ou seja, realizar novamente todo aquele processo de aulas teóricas e práticas para recuperar sua carteira de motorista. 

Informações úteis

portal do Detran CE também vai fornecer a você várias opções de serviços, por exemplo, você vai poder renovar a sua CNH, saber informações sobre o Licenciamento, DPVAT e IPVA de seu veículo e como fazer. 

Informando também sobre como agir perante a clonagem de veículos e sobre a Carteira de Motorista Popular, dessa forma podemos então dizer que o portal do Detran CE vai fornecer a você vários tipos de serviços de forma rápida e prática, sendo assim uma grande ajuda para você que precisa tirar uma dúvida ou até mesmo busca uma consulta rápida.

consulta-pontuação-cnh-detran-ce

Vale dizer também que no portal do Detran CE vai fornecer informações de atendimento de sua unidade, dessa forma você vai saber o endereço e o número de telefone, caso você tiver alguma dúvida saiba que o telefone é (85) 3195-2300.   

IPVA 2022 – Tabela, Valor, Consulta DETRAN CE

O IPVA 2022 do DETRAN CE

Se você está se perguntando o que é o IPVA iremos te explicar, ele é uma importante taxa tributária que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, em outras palavras dizemos que é por meio dele que o seu direito como dono do veículo é legalizado e regularizado, porém ele deve ser pago de forma obrigatória e também anual.

consulta-ipva-ce

Sendo assim para aqueles que vivem no Estado do Ceará a consulta ao IPVA CE 2022 é algo muito importante, já que será por meio dela que você vai saber as datas de pagamento e também o valor de seu IPVA, por esse motivo dizemos que essa consulta no Detran CE somente é permitida para aqueles que possuem seu registro no Detran do Estado do Ceará, já que cada Estado é responsável pela divulgação de seu própria tabela do IPVA 2022.

Avisamos também que o não pagamento do IPVA 2022 pode gerar a você multas altíssimas e pontos em sua CNH, já que é considerado uma infração gravíssima, algo que poderá gerar a apreensão de seu veículo caso você manter essa taxa tributaria em atraso, ou já possuir outras multas para serem pagas.

Informamos ainda que o valor do IPVA 2022 CE é dividido pela metade, sendo enviado 50% para os cofres Federais e 50% para os municípios, para que estes invistam em segurança, educação e saúde. Por conta disso é sempre bom que você mantenha sempre esse pagamento em dia.

Consultando o IPVA CE 2022

Caso você esteja procurando uma forma de consultar o IPVA CE 2022  então é bom saber que isso será feito através da página oficial do Detran CE, porém você tem a oportunidade de ir pessoalmente a agência do Detran CE caso desejar, em ambos os casos a consulta será totalmente gratuita e você vai precisar ser o responsável pelo veículo.

Então se você deseja fazer a sua consulta do IPVA CE 2022 vai apenas precisar ir até a página do Detran CE e lá buscar a área de “Serviços Online” e clicar na opção “IPVA”, ao fazer isso vai ser aberto uma nova aba em seu navegador e será nela que vai ser informado sobre as taxas e serviços do Detran CE.

Clique então na opção “Emissão do IPVA” e a próxima aba que abrir será a do SEFAZ  CE (Secretária da Fazenda do Ceará), leia atentamente as informações ali ditas e então inicie a sua emissão do IPVA CE 2022 informando os seguintes documentos:

  • Número do Chassi;
  • Número do Renavam;
  • Número do Placa.

Compreenda que essa consulta ao IPVA CE 2022 somente vai está disponível na época de pagamento do IPVA 2022 e somente para os veículos devidamente registrados.

calendário-ipva-ce

Calendário do IPVA CE 2022

Uma coisa muito importante de todo o processo do IPVA CE 2022 é a liberação do calendário de pagamento dessa taxa tributária, já que é por meio desse calendário que você vai saber os dias de pagamento do IPVA e também suas datas de vencimento, além disso esse calendário vai disponibilizar as datas para as parcelas do IPVA 2022 do Ceará. 

Por conta disso devemos dizer como o calendário do IPVA CE 2022 funciona, porém você não precisa se preocupar por que isso é muito simples basta você saber que o calendário vai agrupar os veículos com a mesma terminação de placa, após isso será dado a cada conjunto uma data especifica para a realização do pagamento, podemos usar o seguinte modelo como exemplo:

Final da Placa  Cota Única / 1° Parcela  2° Parcela  3° Parcela 
Final 0  22 De Janeiro  22 de Fevereiro   22 de Março 
Final 1  23 de Janeiro  23 de Fevereiro  23 de Março 
Final 2  24 de Janeiro  24 de Fevereiro  24 de Março 
Final 3  25 de Janeiro  25 de Fevereiro  25 de Março 

É claro que isso é apenas um exemplo de um calendário do IPVA CE 2022, por conta disso você deve saber que esse calendário é divulgado exclusivamente no Detran CE e também no SEFAZ CE (Secretária da Fazenda do Estado do Ceará), essa divulgação costuma acontecer ou no final do mês de Dezembro do ano anterior ou no início do mês de Janeiro.

Informamos também que a “Cota Única” e a data disponível para o pagamento integral de seu IPVA, caso você não possua o valor todo para o pagamento então poderá utilizar dos outros dias.

Ainda podemos dizer que esse calendário também poderá ser chamado de Tabela do IPVA CE 2022, então caso você encontre o site utilizando o termo “Tabela” em vez de “Calendário” saia que isso é totalmente normal, já que ambos são basicamente a mesma coisa na prática, informam as datas de pagamento para todos os grupos.

Valor do IPVA CE 2022

Em relação ao valor do IPVA CE 2022 temos que informar que ele é conseguido através do de um cálculo, porém esse cálculo não é muito confuso e você poderá fazer em sua casa, você apenas tem que pegar o valor de seu veículo e então multiplicá-lo pela alíquota de seu Estado e dividir o resultado por 100.

valor-ipva-ce

Por ser usado o valor de cada veículo no cálculo do IPVA CE então é natural que alguns veículos possuam um valor do IPVA diferente, avisamos ainda que se você optar pela opção de parcelar seu IPVA todas as parcelas possuirão um valor igual, sendo assim se você tem que pagar R$658,21 então as três parcelas vão possuir um valor de R$219,37.