Transferir propriedade de veículo DETRAN PR: Valor, Como e Onde Fazer

DETRAN PR

O DETRAN PR  é uma instituição que visa atender a população do estado do Paraná.

Suas principais demandas voltam-se para serviços relacionados a Carteira Nacional de Habilitação. Porém também trata de  licenciamento e transferência de veículos e tramites derivados disso.

Além disso, a instituição tem a responsabilidade de controlar o transito das cidades.

transferir-propriedade-de-veiculo-detran-pr

Isso significa que a instituição aplica multas, as lança em sistema e controlam valores a receber e recebidos.

Quando um guarda de transito faz uma autuação, o condutor é notificado e precisa entrar com um procedimento chamado recurso, caso não concorde com isso.

Caso contrário, é preciso aguardar um determinado período. Somente então fazer o pagamento do débito por meio de guia de arrecadação na rede bancaria.

Pode-se fazer o pagamento por meio de cartão de crédito. Mas também é possível usando a linha digital que vem descrita no documento de arrecadação.

O importante é quitar o débito dentro do tempo hábil para que o licenciamento anual seja realizado. Afinal é preciso faze-lo dentro do prazo determinado pela CTB e Detran Estadual.

Transferir propriedade de veículo no Detran PR é algo que pode ocorrer somente se o automóvel estiver devidamente licenciado.

Transferir propriedade de veículo no DETRAN PR

Para transferir propriedade de veículo no DETRAN PR é preciso primeiramente que o interessado se certifique de quais são todos os tramites necessários.

Nesse procedimento é gerado um novo Certificado de Registro de Veículo também chamado de CRV. Além disso o solicitante também recebe o CRLV que é o Certificado de Registro e Licenciamento do Automóvel.

detran-pr-transferir-propriedade-de-veiculos

A transferência pode ser feita diretamente pelo comprador do automóvel ou por uma pessoa que o represente.

Nesse caso são solicitados documentos comprobatórios da veracidade e legalidade dessa representação.

A efetivação do procedimento acontece nas unidades de atendimento do Detran e Ciretran estadual.

Uma segunda opção é que o procedimento seja realizado nos despachantes autorizado.

Se a opção for por realizar o procedimento em uma das unidades de atendimento, é preciso escolher aquela que esta mais próxima.

As opções de locais podem ser verificadas no próprio site institucional cujo endereço é: https://www.detran.pr.gov.br/.

Depois de escolher o local no qual deseja ser atendido, é preciso agendar o atendimento, passar pelo procedimento de vistoria veicular e apresentar os documentos obrigatórios.

No caso de comprador pessoa física, é obrigatório apresentar um documento de identidade oficial com foto e o CPF. Ademais um comprovante de endereço recente, o CRV original preenchido e com firma reconhecida em cartório.

O reconhecimento em cartório precisa ter sido assinado pelo comprador e pelo vendedor.

Adiante, pessoa jurídica deve apresentar um documento oficial com foto do representante.

Ademais comprovante de poderes, cartão CNPJ, CRV original preenchida de autenticada em cartório pelos envolvidos.

No caso do tramite ser realizado por procurador, é preciso entregar os mesmos documentos. Porém também é necessário entregar a procuração e cópias dos documentos do procurador.

Valor para Transferir propriedade de veículo – DETRAN PR

O valor para transferir propriedade de veículo no DETRAN PR e valores dos demais serviços da instituição podem ser consultados no site oficial.

De acordo com nossas pesquisas, o valor desse serviço em especifico é de cerca de trezentos reais.

Mas isso pode ser um pouco mais porque ao passar pela vistoria pode ser notada a necessidade de alterar ou corrigir algum componente do veículo.

valor-transferir-propriedade-de-veiculo-detran-pr

Por exemplo, se os pneus estiverem em mau estado, a pessoa responsável pela vistoria do Detran informará ao solicitante a necessidade da troca do item.

O prosseguimento só se da após a regularização das situações apontadas na vistoria.

É preciso existir um cuidado extra com veículos que estiverem incluídos no Sistema Nacional de Gravames.

Nesses casos é preciso informar ao Gravame sobre alienação fiduciária e suas respectivas baixas. A portaria que traz essa normativa é a nº 371 2009 DG.

Após dar entrada no procedimento, é preciso respeitar o limite de tempo permitido para conclusão.

Caso esse prazo seja extrapolado, o novo condutor recebe uma multa. Isso ocorre porque a falta de regularização dentro do período estabelecido é considerado infração de transito.

Como Transferir propriedade de veículo no DETRAN PR

Se ainda restam dúvidas sobre como e onde transferir propriedade de veículo no DETRAN PR, saiba que o procedimento é bem mais simples do que pode parecer.

No entanto é preciso observar as recomendações e instruções que trouxemos neste artigo.

De acordo com o Código de Transito Brasileiro, é fundamental ao novo proprietário regularizar a situação do veículo dentro de 30 dias após a abertura do processo.

Outra questão a ser observada ao comprar um veiculo são os itens de segurança e características gerais do automóvel.

Se houver danos as vidraças, pneus, rodas, extintor de incêndio com data de validade vencida, itens como pisca alerta sem funcionar, é preciso regularizar todos eles.

Se isso não for feito, na hora da vistoria essas situações serão apontadas e só será possível a aprovação do veiculo na vistoria se as situações forem solucionadas.

O processo para transferir propriedade de veículos no Detran PR é simples, porem requer atenção e responsabilidade por parte dos envolvidos.

Afinal se trata do documento do seu automóvel. Para saber mais sobre o assunto, consulte http://detrans.net.br.

Se gostou, curta e compartilhe:
SITE INFORMATIVO: Atenção, esse site não é oficial do DETRAN e de nenhum outro órgão público, todo conteúdo do site visa auxiliar quem procura por serviços. Não coletamos dados e pedimos para que você não divulgue seus dados pessoais em nenhum local na internet. Aqui no site DE TRANSPORTE você encontra a informação que procura para ficar em dia com suas obrigações referente a veículos e CNH.