DETRAN SP – Recurso de Multa




Recurso de Multa no DETRAN SP

 

Em uma cidade como São Paulo não é muito difícil encontrar motoristas que possuem multas no Detran SP, porém pode haver situações em que a infração foi emitida erradamente ou simplesmente você não realizou aquela infração no momento em que diz a notificação do Detran, e por esse motivo existe a opção de recurso de multa. 

detran-sp-recurso-de-multa

É claro que acontece também de você receber uma multa injusta, algo que ocorre em alguma situações especificas, e por conta disso também é importante que você saiba como recorrer a multas no Detran SP, sempre dizendo que isso somente deve ser feito no Posto de Atendimento do Detran de São Paulo ou qualquer outro local credencializado.

Sendo necessário avisar também que você terá um prazo para fazer o recurso de multa no Detran SP, caso contrário você não terá mais a opção de recorrer e então terá que pagar a multa e arcar com os pontos adicionais em sua carteira de habilitação. Sabendo disso então é bom que você fique atento, pois o Detran de São Paulo dá apenas 30 dias para que você realize a recursa de multa. 

Como fazer Recurso de Multa do DETRAN SP

É sempre bom deixar claro aqueles que o Detran de São Paulo vê como único responsável pela infração o proprietário do veículo, mas caso não tenha sido ele aquele que cometeu a infração ou ela simplesmente não foi cometida então será você aquele quem deverá iniciar o processo de recurso de multa no Detran SP.

Então se recebeu uma multa indevida ou apenas não foi você quem cometeu a infração então é bom saber como fazer o recurso de multa no Detran SP. 

Quando você receber em sua casa a notificação do Detran de São Paulo é bom então que você confira todas as informações sobre a data, horário e o local a onde a infração foi cometida, se as informações estiverem incorretas então você deve buscar a Unidade de Atendimento do Detran SP e solicitar o recurso de multa do Detran SP explicando a sua situação, isso também pode ser feito através do portal do Detran de São Paulo.

Não se esqueça que as suas informações devem ser verdadeiras e também leve seus documentos para comprovar a posse do veículo, siga as orientações do site ou do atendente para que você consiga efetuar o recurso de multa no Detran SP de forma correta, não se esquecendo que você tem um prazo de até 30 (trinta) após a emissão ou a notificação da multa, por esse motivo é sempre sugerido que você faça a recusa imediatamente.

Como funciona a Recursa de Multa

É muito importante que você saiba que uma vez que você iniciar o processo de recurso de multa no Detran SP ele será então julgado pelo Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), caso for realmente uma infração errada você não vai precisar pagar a multa e o agente de trânsito que a emitiu poderá ser suspenso.

recurso-de-multa-no-detran-são-paulo

Sempre sendo bom avisar que isso somente pode ser feito durante os 30 (trinta) dias após a emissão ou notificação da multa, não se esquecendo também que será aceito um representante legal ou procurador caso o proprietário do veículo seja uma Pessoa Jurídica, em caso de Pessoa Física o ideal é que seja o responsável legal do veículo.

Documentos e Formulários

Para que você envie ou inicie o processo de recurso de multa do Detran SP é necessário que você siga a listagem de documentos informada na página do Detran de São Paulo, caso esteja em dúvida dizemos então que esses documentos são:

  • Cópia Simples da Carteira Nacional de Habilitação do condutor;
  • Cópia Simples de um documento oficial de identificação do condutor com foto;
  • Cópia Simples do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • Cópia Simples do Requerimento de Multa;
  • Cópia Simples da Notificação da Penalidade ou da Multa;

Devemos avisar que esse serviço do Detran de São Paulo é inseto de pagamento, ou seja, você poderá solicitá-lo  de forma gratuita. Você também poderá consultar esse serviço através da internet, sabendo assim o resultado de seu recurso de multa do Detran SP.

O acompanhamento poderá ser feito por meio do telefone do Detran de São Paulo ou pelo portal do Departamento de Trânsito, porém o telefone somente funciona no período de funcionamento da Unidade de Atendimento do Detran. Que é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Através do site oficial da Prefeitura de São Paulo ou do Detran de São Paulo você também vai receber informações sobre como enviar seus documentos através dos correios.

como-fazer-recurso-de-multa-detran-sp

Apenas devemos lembrar que uma recursa de multa acontece quando sua multa no Detran SP é indevida ou está em um valor diferente, ou ainda você não estava utilizando o veículo naquele dia. Caso você tenha emprestado o seu veículo para alguém e essa pessoa cometido uma infração e você está buscando uma forma de responsabilizar ela sobre o erro, então é necessário dizer que o Detran de São Paulo tem sim uma forma de transferir os pontos da CNH para o verdadeiro culpado, porém a recursa de multa é apenas para que você não pague uma multa indevida.

Consulta DETRAN

  • suspensão-da-cnh-detran-sp-150x150DETRAN SP – Reciclagem, Suspensão CNH, Cassação Curso de Reciclagem do DETRAN SP   Para todo aquele que possui uma carteira de habilitação ter a CNH suspensa é um pesadelo, pois isso significa que ele não pode  dirigir até que […]
  • detran-df-recurso-de-multa-150x150DETRAN DF – Recurso de Multa O Recurso de Multa no DETRAN-DF   Para aquele que não sabe o Recurso de Multa no Detran DF é um direito do condutor caso for comprovado uma irregularidade na cobrança de multa, […]
  • detran-ce-recurso-de-multa-150x150DETRAN CE – Recurso de Multa O Recurso de Multa no DETRAN-CE   Para aquele que está confuso saiba que o recurso de multa do Detran CE acontece quando um condutor recebe em sua casa uma notificação de multa […]
  • detran-am-recurso-de-multa-150x150DETRAN AM – Recurso de Multa  O Recurso de Multa no DETRAN-AM   Para aquele que não sabe um recurso de multa no Detran AM significa que um processo foi aberto porque uma multa foi emitida de forma errada ou […]
  • detran-go-recurso-de-multa-150x150DETRAN GO – Recurso de Multa O Recurso de Multa no DETRAN-GO   Se você recebeu uma notificação de multa pelo Detran de Goiás porém ela está errada ou foi emitida por engano é bom então que você saiba como se […]
  • detran-es-recurso-de-multa-150x150DETRAN ES – Recurso de Multa A Recursa de Multa do DETRAN-ES   Quando recebemos uma notificação de multa a primeira coisa que devemos conferir é se as informações colocadas ali, porém pode acontecer que tenha […]