Regularização carro blindado – O que precisa, prazo, multa




Tudo que você precisa saber sobre regularização de carro blindado, multa e prazo para o procedimento

A onda de violência nos grandes centros faz com que muitas pessoas busquem comprar um veículo que ofereça maior segurança, mas você sabe como efetuar a regularização carro blindado?

regularizacao-carro-blindado

Essa dúvida é muito comum para aqueles que desejam comprar esse tipo de automóvel, mas ainda não consultou o que diz a legislação de trânsito brasileiro.

Aliás, é muito importante que essa preocupação exista, pois existem regras que se não seguidas, geram multa, pontos na carteira do condutor, pagamento de taxas extras e muita dor de cabeça para resolver todos esse problemas.

Se você não sabe o que precisa para regularização carro blindado, esta no lugar certo, pois buscamos todas as informações sobre esse assunto e vamos explicar todas as regras e itens necessários que te ajudarão a entender todos os detalhes.

O que precisa para regularização – Carro blindado

Para começar precisamos esclarecer que a partir de Agosto de 2017 ocorreram mudanças sobre a regularização de blindados. As mudanças foram oficializadas por meio da portaria 55 do Exército Brasileiro e a principal delas explica que não é possível regularizar um veículo já blindado caso este esteja irregular.

Existe grande expectativa para que o Exército venha a publicar no futuro algum texto que dê a possibilidade da regularização para blindados que estejam nessa condição.

Por causa das mudanças que aconteceram na lei, exstem muitas dúvidas sobre a regularização de blindados e todas elas iremos explicar a seguir, confira com atenção para não se surpreender futuramente.

O que é a regularização de um blindado

Todos os veículos blindados precisam ser obrigatoriamente regularizados como tal diante do órgão de trânsito e também do Exército Brasileiro.

multa-regularizacao-carro-blindado

A regularização de um blindado é indispensável para que o condutor, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, possa circular sem enfrentar problemas relacionados a multas e outras situações com a justiça.

O primeiro passo é verificar no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV se consta a palavra “Blindagem”. Caso conste essa palavra, esta tudo ok, mas caso contrário existem problemas pela frente e ha a necessidade de tomar providências para que tudo fique conforme manda a lei.

Caso o seu blindado não esteja regularizado, será necessário procurar o Detran para tratar essa pendência. A primeira providência é realizar a vistoria do INMETRO e posteriormente o de Identificação do Veículo.

Além disso, é obrigatório a Declaração de Blindagem que é emitida pelo Exército Brasileiro, aliás sem esse documento é impossível que a regularização seja efetivada.

Emissão de segunda via da Declaração de Blindagem

A Declaração de Blindagem é o único documento que tem o poder de comprovar que o Exército Brasileiro esta ciente da blindagem e isso porque o órgão tem a função de controlar os veículos desse porte.

Para quem perdeu a primeira via desse documento e precisa da emissão de uma segunda via, pode recorrer ao Exército caso o documento tenha sido emitido a partir de 2013. Até o ano de 2012, o órgão não tinha um sistema especializado de controle, mas a boa notícia é que a Carteirinha do Exército também pode ser utilizada em substituição da Declaração de Blindagem.

Outra forma de regularizar a situação é procurar a empresa de blindagem que fez o serviço e perguntar se existe uma cópia da declaração e assim resolver a situação.

No caso de haver essa cópia, será necessário aguardar alguma novidade relacionada a anistia e dessa forma poder dar entrada no processo de regularização.

Documentos necessários para emissão do CR

O CR é um registro realizado no Exército Brasileiro e é a medida obrigatória para que pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, possam registrar os Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro.

Essa obrigatoriedade é para todos que fabriquem, utilizem, comercializem, importem, manuseiem, armazenem ou recuperem os produtos controlados pelo Exército Brasileiro. Se deseja saber mais sobre os produtos controlados pelo EB, consulte o anexo 11 do R 105.

Para pessoa física as regras são as seguintes:

Se for a primeira vez que você solicitará o registro, será necessário apresentar um documento de identidade com foto válido em todo território nacional. São aceitos RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação profissional entre outros. Também é necessário apresentar um comprovante de endereço emitido nos últimos 3 meses, certidão negativa de antecedentes criminais e declaração de idoneidade para comprovar que não esta respondendo nenhum processo criminal.

documento-para-regulatizar-carro-blindado-300x158

A segunda parte desse processo consistem em elaborar o requerimento preenchendo um arquivo que pode ser baixado no site do Exército. Esse documento é editável e fundamental para que o procedimento possa ser iniciado.

Em seguida será necessário pagar a GRU que custa R$ 100.00 e acompanhar o deferimento do processo pela internet.

Agora que já sabe como fazer regularização de carro blindado, não perca tempo e faça já o seu.

Consulta DETRAN