Permissão Internacional para Dirigir – Emissão, Valor
A Permissão Internacional para Dirigir
Muitas pessoas pensam em viajar, conhecer um novo local, porém quando vamos decidir certos detalhes da viagem algumas podem ficar interessadas em alugar um carro no país na qual vão visitar, e se essa for seu pensamento então você deve conhecer a Permissão Internacional para Dirigir.
Saiba que a Permissão Internacional para Dirigir também pode ser chamada de PID, ele é equivalente a sua carteira de motorista e será reconhecida em 130 países. Sendo então uma boa opção para todos aqueles que viajam muito e preferem dirigir em seus passeios, sejam eles com a família, amigos ou apenas a trabalho.
Você deve compreender que a Permissão Internacional para Dirigir é data através do Departamento de Trânsito da sua região, o que significa que se você está registrado no Estado do Rio de Janeiro deve procurar o Detran RJ, se você estiver registrado no Detran de São Paulo então será este o departamento que deve buscar e assim por diante.
Você também pode consultar o consulado do País na qual deseja visitar para saber se vai precisar de alguma documentação extra para a emissão de sua Permissão Internacional para Dirigir, entenda que isso é apenas uma sugestão para dar ainda mais segurança a você, ou seja é apenas algo opcional.
O Que é PID?
O PID, como já informado acima, é a Permissão Internacional para Dirigir e é necessário nos países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, também sendo necessário nos países que tem reciprocidade com o Brasil. O que significa que se você quiser guiar um veículo por mais de 180 dias em um desses países é necessário a emissão do PID.
É claro que para que você tenha o PID será necessário que você já possua, aqui no Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação. Também devemos informar que o PID não tem a mesma validade da CNH, ela somente é valida por três anos ou até a expiração de sua CNH, o que acontecer primeiro.
Você deve entender que alguns países aceitam apenas a CNH, porém é bom que você possua a Permissão Internacional para Dirigir consigo, já que esse documento pode evitar problemas desnecessários com a polícia local. Avisamos ainda que tanto o PID quanto sua CNH deve possuir sua foto, então antes de você tirar seu PID é bom atualizar sua carteira de motorista.
Informações sobre o PID
Antes de falarmos sobre a documentação e forma de emissão do PID temos que alertar sobre alguns detalhes extras que são muito importantes, podemos começar informando que para a emissão do PID você já deve possuir sua carteira nacional de habilitação com foto em mãos, então caso você não tenha procure o Detran de seu Estado e inicie o processo.
Não podemos deixar de avisar que a sua carteira de habilitação deve está dentro da validade, pois o PID é uma cópia dela. Dessa forma damos a dica para que você busque emitir o PID após a renovação ou de sua emissão da CNH.
Outro detalhe é que o PID deve ser emitido no Detran da mesma região que a sua CNH foi feita, ou seja, se você tem sua CNH de São Paulo e quiser tirar o PID na Bahia será negado, você vai precisar primeiro transferir seu cadastro no Detran Bahia para então conseguir a emissão do PID.
Outro detalhe importantíssimo é que a sua Permissão Internacional para Dirigir não vai de forma alguma substituir a sua Carteira Nacional de Habilitação aqui no Brasil, ou seja, o PID nada mais é do que uma cópia de sua CNH que vai apenas dar a permissão para que você conduza um veículo em território internacional, quando você estiver no Brasil deve possuir e utilizar a sua CNH.
Documentação para o PID
Agora que você sabe algumas coisas sobre o Permissão Internacional para Dirigir devemos alertar que você vai precisar possuir alguns documentos para conseguir emitir esse documento, não se esquecendo de lembrar do que foi dito acima, para emitir o PID a sua CNH deve ser a com foto, então caso a sua carteira de motorista não venha com foto sugerimos que atualize-a.
Devemos também lembrar que dependendo da região a onde você vai emitir a Permissão Internacional para Dirigir o número de documentos pode ser maior ou menor, então entenda que apenas citaremos aqui a documentação padrão para o PID, caso o Detran de seu Estado aumentar a relação de documentos será uma escolha dele.
Os documentos para emissão do PID são:
- Original e cópia de sua Carteira Nacional de Habilitação;
- Original e cópia do comprovante de pagamento da taxa do serviço;
- Original e cópia do documento de identificação que contém o registro de naturalidade;
- Original e cópia do passaporte, sabendo que esse documento somente é necessário nos países de destino que exigem a apresentação do passaporte como pré-requisito, pois em geral esse documento não costuma ser solicitado.
Procedimento de Emissão PID
Após ser informado sobre todos os detalhes e documentos é necessário que você compreenda o procedimento de emissão do PID, saiba que todo o procedimento é bem simples e após tudo ser confirmado o PID vai demorar de 1 a 3 dias para ser retirado do posto indicado.
O procedimento se inicia quando você procura o portal online de seu DETRAN, lá você vai encontrar as informações sobre o PID e então emitir a taxa de pagamento, compreenda que o valor do PID pode variar entre R$139,30 a R$159,63. Isso acontece por que esse valor pode variar de Estado em Estado.
Uma vez que você tenha pago o valor do PID então deve entregar a documentação ao Detran conforme vai ser explicado para você no site, o que significa que você deve ir pessoalmente até o Departamento de Trânsito do seu Estado e entregar toda a documentação corretamente, seja ela cópia ou original.