Nova Placa Preta para Veículos Antigos de Colecionador




Descubra como será a nova placa preta para veículos antigos de colecionador e como se adequar a nova regra Denatran

A algum tempo é aguardado algumas mudanças nas placas de carros e isso também abrangerá a nova placa preta para veículos antigos de colecionador que também receberá novo layout.

como-conseguir-placa-preta-de-colecionador-300x125

Se você é um colecionador de carros e deseja saber quando e como se adequar a nova regra, fique tranquilo, pois haverá um grande período para que o procedimento seja realizado.

A mudança acontecerá porque o Brasil vai se adequar a novo modelo de placa, a mesma que é utilizada nos veículos da Argentina. Desde 2016 há uma grande expectativa para essa adequação, mas agora realmente isso vai acontecer.

As mudanças dizem respeito as formas, itens presentes, cores e aspecto e também trará impactos no quesito segurança devido a presença de chip e código QR.

No caso da nova placa preta para veículos antigos de colecionador também acontecerão mudanças e estes necessitarão fazer o procedimento de adequação e a seguir veremos como isso deverá acontecer.

Como funciona o emplacamento de veículos de colecionador no Brasil

A placa preta de veículos de colecionador, causa grande curiosidade na maior parte das pessoas e isso porque é raro vê-los rodando por ai e por ser incomum, muitas pessoas desconhecem o que significa tal fenômeno.

A grande verdade é que essas placas segue um padrão especifico para esse tipo de veículo e não é qualquer carro que pode adquiri-la. É fundamental saber os principais requisitos para se enquadrar nesse perfil.

Vejamos quais são esses itens:

O carro deve manter suas características originais em ao menos 70% do seu total geral;

  • A pintura e cor deve ser original de sua época de fabricação;
  • O seu interior deve manter suas características originais o mais próximo possível do original. Isso vale para os desenhos, costuras e outros;
  • As rodas precisam ser as originais da fábrica;
  • Os reparos realizados no veiculo devem ser de alto padrão de qualidade sendo vedada a utilização de massa nas correções. Tais correções devem ser realizadas na condição de refazer o local e a funilaria e a pintura precisam ser restauradas em alto padrão de qualidade;
  • Não pode haver sujeiras no veículo bem como encardidos e manchas;
  • Não pode haver sinais de ferrugem e ou pintura deteriorada;
  • A tapeçaria precisa estar limpa e em bom estado de conservação.

Mas não para por ai não. Para adquirir a placa preta de colecionador, é preciso atentar-se ainda a outras informações que mencionaremos a seguir por sua real importância.

Como obter a nova placa preta de colecionador

De acordo com o que expusemos no item anterior, não é simples ser um colecionador de veículos com documentos regularizados conforme manda o figurino e isso porque existem vários itens que precisam ser considerados e atendidos para a obtenção da placa exclusiva.

palca-nova-preta-de-colecionador-300x225

As pessoas que gostam de colecionador automotores antigos são chamado antigomobilistas e estes se dedicam a restaurar e dar manutenção a esse tipo de carro. A placa especial é concedida mediante a obtenção de todos os itens exigidos e oferece alguns benefícios aos seus proprietários.

Não são poucos os que desejam obter a tão desejada placa preta, pois assim como os carros diplomáticos tem a cor azul na placa, os de colecionador se destacam pela diferenciação entre os demais.

A grande e impactante notícia é que a placa preta esta com os dias contados, pois com as mudanças nas placas, a nova será na cor branca e terá as letras prateadas. De todo modo será diferente dos demais.

Mas vamos lá, para quem deseja adquirir a placa preta neste momento, é preciso um certificado de originalidade que adquire que o carro foi fabricado a pelo menos 30 anos e que ainda assim mantém as suas características originais da época de sua fabricação e mediante a isso é um item de coleção.

A entidade que emitido documento precisa ser devidamente reconhecida e credenciada pelo Denatran e somente assim pode ser reconhecida para a emissão da placa diferente.

Geralmente essas entidades são pessoas jurídicas que não tem fins lucrativos e visam promover a conservação de carros considerados antigos para dessa forma promover esse tipo de atividade dentro e fora do país. Para isso existem os clubes próprios para os colecionadores promoverem encontros e trocarem informações.

Os membros desses clubes possuem carteirinha e pagam uma taxa para que seja realizadas as vistorias periódicas necessárias para manter esse tipo de placa preta.

Benefícios da nova placa preta de colecionador

Tanto esforço vale a pena, porque além de receber uma placa exclusiva, o condutor desses veículos são isentos das inspeções dos seguintes itens de segurança:

nova-placa-preta-de-colecionador-300x125

  • Cinto de segurança;
  • Air bag frontal do condutor e para o passageiro do banco dianteiro;
  • Encosto da cabeça;
  • Dispositivos destinados a controlar emissão de gases poluentes e também de ruído.

Os benefícios da nova placa preta de colecionador são vários e é interessante para quem deseja sê-lo buscar a sua obtenção.

Consulta DETRAN