Nova Placa Mercosul – Valor, Prazo para Trocar




Confira informações sobre a nova placa Mercosul – Valor, Prazo para trocar

O ano começou trazendo muitas mudanças para os brasileiros e uma delas é a nova placa Mercosul, assunto que tem gerado muita discussão e dúvidas entre os condutores de veículos automotores.

prazo-nova-placa-mercosul-300x164

Se você, assim como muitos, não sabe como será realizado o procedimento de mudanças e está com dúvidas sobre o tema, fique tranquilo, pois tudo ocorrerá de forma muito tranquila e todos terão a oportunidade de efetuar as devidas modificações sem estresse ou atropelamentos.

Esse modelo de placa já é usado na Argentina e desde o ano de 2016 vem sendo estudada a sua utilização em nosso país.

A primeira vez em que houve a expectativa de mudanças no Brasil foi para 2016, mas aconteceu adiamento para 2018 e agora finalmente tudo indica que realmente haverá a necessidade de adequação.

Já existe valor, prazo para trocar nova placa Mercosul e um cronograma elaborado para que tudo ocorra de forma gradual até que todos tenham realizado a mudança.

Quanto será gasto com a nova placa Mercosul – Valor

A nova placa possui diferenças significantes com o modelo atual. Basicamente os itens presentes na nova placa serão os seguintes:

  • Faixa holográfica;
  • Código bidimensional;
  • Emblema do Mercosul;
  • Nome do país;
  • Marca d’agua;
  • Bandeira do país;
  • Bandeira do estado e brasão do domicilio de registro;
  • Ondas sinusoidas;
  • Selo fiscal federal (chip);
  • Combinação de 4 letras e 3 números;
  • Signo/ Distintivo do Brasil.
  • Esse modelo é o padrão, mas além desse existirá o os modelos particular, comercial, especial, oficial, diplomático e colecionador.

As motocicletas seguirão o mesmo padrão dos veículos, porém com alteração no tamanho para se adequar ao tamanho desse tipo de veículo.

Atualmente o valor cobrado para emissão de placas varia de acordo com os estados brasileiros. Em média R$ 130 reais, porém o preço para nova placa Mercosul ainda não foi divulgado pelos órgãos responsáveis.

Ainda assim acreditamos que o valor será menor do que o trabalhado hoje, pois as placas serão fabricadas dentro do país e isso nos faz pensar que os valores poderão ser menores do que os cobrados hoje dos contribuintes.

Veja qual o prazo para trocar nova placa Mercosul

De acordo com o Denatran, existe um cronograma onde contem o prazo para trocar nova placa Mercosul. Veja a seguir o que consta nesse cronograma:

preco-nova-placa-mercosul-300x164

  • 01/09/2019 – Começa a valer para os carros novos, para os que estejam sendo transferidos ou que estejam em processo de troca de placa;
  • 31/12/2023 – Nessa data todos os veículos deverão, obrigatoriamente, estar devidamente regularizados.

Além disso, os itens abaixo precisam ser considerados nesse processo de mudança:

  • Na 1º etapa do processo a mudança começa em 1º de setembro de 2018;
  • Isso é válido para modelos de veículos zero quilômetro, carros que forem passar por processo de transferência de município ou ainda de propriedade, ou mesmo quando houver substituição de placa por dano ou demais motivos;
  • Os veículos usados terão até a data de 31 de dezembro do ano de 2023 para mudar.

Portanto, fique tranquilo, pois haverá tempo suficiente para que que o procedimento seja realizado sem a necessidade de pagamento de multas e contratempos inclusive para os que acabaram de adquirir um carro novo ou usado.

Se você é uma pessoa que prefere se precaver e fazer tudo com antecedência, os órgãos do Detran irão autorizar de forma facultativa que o procedimento seja realizado por qualquer cidadão.

O que muda para os condutores brasileiros

Além do visual, haverão mudanças significativas ocasionadas pela nova placa. Em relação ao visual, observaremos um placa com tarja azul, as letras e números terão novas configurações e haverá a bandeira do país bem visível.

Além disso haverá um chip e um código QR que facilitará para que os órgãos competentes possam encontrar veículos roubados ou ainda clonados e isso significa muito mais segurança para os condutores brasileiros. Além disso, haverá comunicação entre sistemas de cancelas que interliga estacionamentos e pedágios.

Outra mudança significativa é o fim do lacre. Esse elementos esta presente em todas as placas emitidas pelo Detran, tanto carros como motos, mas esse dispositivo tem seus dias contados.

Essa mudança é considerada positiva, pois atualmente é fácil ocorrer o rompimento do lacre e nesse caso o condutor precisa pagar para que o dispositivo seja recolocado e caso isso não ocorra, pode haver o pagamento de multa. Atualmente, o lacre custa em média R$ 25.

Não havendo a necessidade do lacre, essas situações desagradáveis não mais ocorrerão.

nova-placa-mercosul-169x300

Outra característica interessante é a marca d’água onde estarão presentes o nome do país e do Mercosul. Isso será empregado com o objetivo de evitar e dificultar as falsificações que hoje muito mais facilmente ocorrem.

Portanto, a nova placa Mercosul promete trazer mudanças positivas e abrangentes para os condutores brasileiros e isso tornará o sistema muito mais seguro, fato que impedirá o agir de marginais especializados no roubo de veículos em território brasileiro.

Consulta DETRAN