Solicitar a renovação da carteira de motorista
Carteira de Motorista – Solicitar
Uma demanda comum no Detran Estadual diz respeito a solicitar a renovação da carteira de motorista.
Esse procedimento é importante e necessário. Situações em que o condutor percebe que a data de vencimento da CNH terminou, o serviço é necessário.
Antes de tratarmos dos procedimentos que antecedem a renovação, sanaremos as dúvidas existentes sobre a CNH.
Esse documento é chamado de Carteira Nacional de Habilitação, carta de motorista, carteira de habilitação ou carteira de motorista.
Esse é o documento oficial que evidencia e atesta que um cidadão possui todas as aptidões necessárias para conduzir veículos automotores.
Essa autorização abrange todo o território nacional. O porte desse documento é obrigatório por todas as pessoas que conduzem veículos, independente do seu tamanho ou capacidade.
A CNH utilizada atualmente apresenta dados fundamentais referentes ao condutor. Nela são apresentados nome completo, números dos documentos, nomes dos pais, data e local de nascimento e observações caso existam.
Além disso o documento contém a foto do condutor. A CNH é considerada um documento de identificação de uso pessoal e intransferível.
É aceito da mesma forma que o Registro Geral, Carteira Profissional e Carteira de Trabalho. Na parte destinada para as observações podem conter dados sobre a necessidade de o condutor usar óculos ou possuir EAR.
Antes da CNH passar a ser utilizada em todo o Brasil, o documento que o substituía era o Prontuário Geral Único também chamado de PGU.
O PGU era o número do documento antigo que foi utilizado entre o começo da década de noventa e metade dos anos 90.
A diferença entre os documentos é grande. No PGU vinham descritos menos informações e não continha foto do portador.
A renovação da carteira de motorista era realizada por meio de outros procedimentos diferentes dos atuais.
Carteira de Motorista – Solicitar
Atualmente para solicitar a renovação da carteira de motorista é preciso contratar os serviços de uma autoescola. Essas empresas também são chamadas de Centro de Formação de Condutores.
Mas voltando aos métodos antigos que envolviam a CNH, o PGU não tinha validade como documento de identidade.
Era preciso que o condutor apresentasse junto a PGU o seu Registro Geral também chamado de RG.
Em meados de 2008 foi instituído pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN que todos os condutores de veículos seriam recadastrados.
Esse procedimento objetivava incluir os condutores no RENACH. Isso possibilitaria otimizar os processos e facilitar a obtenção de informações e dados sobre as pessoas cadastradas.
A emissão da CNH é de responsabilidade do DENATRAN. No entanto a responsabilidade por formar os condutores realizando todos os procedimentos obrigatórios é do DETRAN.
Esse processo de formação envolve várias etapas que se iniciam com o cadastro do cidadão no sistema do Detran.
Posteriormente o aluno é submetido a aulas teóricas onde aprende sobre legislação de trânsito brasileira, introdução à mecânica, primeiros socorros etc.
Ademais o aluno passar por exames que visam comprovar os seus conhecimentos sobre os temas estudados.
O aluno também é submetido a aulas práticas de direção e posteriormente seus conhecimentos são testados em um exame prático.
Após passar por todos os procedimentos obrigatórios e ser aprovado em todos eles, o cidadão recebe a sua Carteira Nacional de Habilitação.
Todas as pessoas que tenham 18 anos completos, que sejam alfabetizadas, que possuam todos os seus documentos e sejam imputáveis, podem obter a CNH.
O valor cobrado pelo serviço de uma autoescola pode ser diferente entre as empresas. Da mesma forma solicitar a renovação da carteira de motorista também gera um custo que pode variar.
Como Solicitar Renovação – Carteira de Motorista
Todos os condutores de veículos que desejam solicitar a renovação da carteira de motorista devem se atentar para um detalhe.
Pessoas que possuem uma categoria e desejam fazer uma adição pode aproveitar a ocasião da renovação do documento para fazê-lo.
Nesse caso adicionar uma categoria é mais vantajoso do que fazer o processo de renovação do documento.
Referente as categorias da CNH podemos citar as seguintes:
ACC – Permissão para conduzir veículos de baixa cilindrada e que possuam duas ou três rodas;
- Categoria A – Permite a condução de veículos de duas ou três rodas, que possuam ou não carros laterais;
- Categoria B – Permite a condução de veículos de quatro rodas que não excedam 3500 toneladas;
- Categoria C – Permite a condução de veículos voltados para o transporte de cargas, cujo peso bruto total não seja maior que 3500 toneladas;
- Categoria D – Permite a condução de veículos que transporta mais de oito passageiros;
- Categoria E – Permite a condução de veículos que possuam acoplados reboques, articulada ou semirreboque. Para essa categoria é preciso ter no mínimo 21 anos e ter CNH C ou D.
Sempre que um condutor usar a sua habilitação para fins de trabalho como autônomo ou pessoa jurídica, este precisa ter no documento a observação EAR.
Todavia solicitar a renovação da carteira de motorista é simples, pois não exige que os procedimentos sejam repetidos. Em geral é preciso fazer exame de vista e toxicológico.