Pontuação no Exame de direção do DETRAN: O que reprova
Exame de direção do Detran
O exame de direção do Detran é apenas um dos procedimentos obrigatórios para obtenção da CNH.
CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, um documento necessário para conduzir veículos automotores em todo território nacional brasileiro.
Sem esse documento o cidadão não pode conduzir um veículo. Caso seja flagrado nessa atividade, o carro é multado e pode ser apreendido.
Os procedimentos para obtenção do documento, preparam o cidadão para dirigir um carro ou pilotar uma motocicleta.
No ato da contratação do serviço, o contratante informa a categoria da habilitação. A primeira habilitação pode ser categoria A ou B ou ainda AB.
O trânsito é formado por milhares de sujeitos sendo eles condutores e pedestres e os acidentes de trânsito prejudicam todos eles.
Por isso é tão importante passar por todas as etapas determinadas pelo Detran.
Logo que um cidadão completa 18 anos, este pode solicitar a sua CNH. Para isso precisa contratar os serviços de uma autoescola.
Essa empresa tem as credenciais para conduzir o processo que visa ensinar e capacitar o cidadão para realização dos exames.
A primeira etapa é a realização dos exames médicos. O exame é feito um médico do trânsito que avalia a visão do cidadão.
O profissional verifica se o cidadão está apto para conduzir um veículo. Em alguns casos é preciso o uso de óculos de grau.
O segundo procedimento é o exame psicotécnico que avalia capacidades de raciocínio lógicos, destreza, pensando estratégico e outras habilidades.
Esse exame é realizado por médico e psicólogo. Outro procedimento necessário é coordenado pelo Detran que tira uma foto 3×4 do cidadão. Essa foto é que vai constar no documento quando este for emitido.
Em seguida o cidadão participa das aulas práticas e teóricas e depois realiza os testes.
Pontuação – Exame de direção do Detran
A pontuação do exame de direção do Detran é uma das grandes preocupações dos que serão submetidos ao exame.
Muitas pessoas se sentem muito ansiosas ao se aproximar a data do exame e mais ainda quando chega o grande dia.
O mais indica é tentar manter a calma e aproveitar muito bem as aulas práticas para tirar as dúvidas com o instrutor.
Nas aulas práticas o instrutor responsável pelo aluno, tem a tarefa de ensiná-lo a guiar o veículo com responsabilidade.
O profissional ensina o aluno a estacionar, fazer a baliza, conduzir o veículo pelas vias, fazer as conversões de forma correta e todos os detalhes necessários.
Por isso é fundamental estar atento e se empenhar durante esse período de aulas. Existindo dúvidas é indicado que o cidadão questione o instrutor e peça auxílio na situação em que se sente menos preparado.
No total são 15 aulas obrigatórias antes do exame prático, mas se o aluno não se sentir preparado, este pode contratar outras.
Isso é o indicado, pois ao fazer algumas aulas extras, o aluno pode se preparar com mais tempo. E assim evita a reprovação da data do exame.
A reprovação gera a necessidade de pagar um valor a mais para realização do novo exame. Este demora alguns dias para ser marcado.
Logo o prejuízo não é apenas financeiro, mas na morosidade, pois o aluno terá que aguardar mais tempo antes de obter o seu documento de habilitação.
Sem contar o estresse e frustração diante desse fracasso momentâneo. Mas de todo modo reprovar no exame de direção não é algo fora do comum.
Infelizmente todas as pessoas podem passar por isso. O segredo é não desistir e tentar de novo.
Logo que ocorrer a aprovação nessa etapa, a autoescola informa o Detran. Então é preciso aguardar um período para emissão da CNH.
O que reprova no exame de direção do Detran
Uma dica que pode ajudar é o aluno perguntar ao instrutor o que reprova no exame de direção do Detran. Outra dica é consultar a legislação e a apostila adquirida para as aulas da escola.
Quanto mais informações forem adquiridas sobre o tema, as chances de não cometer erros diminui.
O período de aulas teóricas e práticas servem para apreender o máximo de informações possíveis.
Uma das coisas que mais reprova no exame de direção do Detran são falhas como esquecer de acionar a seta.
É um erro aparentemente pequeno, mas que pode causar grandes consequências no trânsito. Muitos acidentes acontecem por esse tipo de erro.
Outro erro bastante grave é não respeitar o semáforo por exemplo. Não respeitar sinal vermelho é algo grave que gera multas e pontos na carteira, mas também pode causar graves acidentes.
Outro erro comum que reprova no exame de direção é não usar o cinto de segurança. Esse erro é muito grave e causa reprovação imediata.
Ao realizar o procedimento de baliza ou garagem, o cidadão é reprovado se encostar nos cones ou ainda os derrubar.
O que reprova no exame de direção do Detran são as mesmas faltas que geram multas para qualquer condutor já habilitado.