Emissão CR do Exército para Carros Blindados, Documentos, Prazo, Preço




Descubra como fazer a emissão do CR do Exército para carros blindados, documentos, prazo e preço da GRU para o serviço

A emissão do CR do Exército Brasileiro para carros blindados é um documento necessário para todos os que pretendem adquirir esse tipo de veículo dentro do território nacional. Isso vale tanto para pessoa física como pessoa jurídica.

cr-emissao-exercito-217x300

Os veículos blindados  que são usados como veículos de passeio são considerados produtos controlados pelo Exército Brasileiro e são regulados pelo inciso XXI do Art. 16 do regulamento para a fiscalização de produtos controlados – R 105.

Geralmente quem se vê tratando desse assunto são as pessoas físicas, os prestadores de serviço de blindagem de carros e as concessionárias que comercializam veículos novos blindados. A portaria 55 traz um texto em que explica melhor sobre todos os assuntos relacionados aos blindados dentro do Brasil.

Neste artigo falaremos sobre os documentos, prazo e preço para emissão do CR do Exército Brasileiro e demais assuntos relacionados.

Documentos para emissão do CR do Exército

Pessoa física e jurídica necessitam apresentar documentos para emissão do CR do Exército e portanto é preciso atentar-se para a lista de itens:

  • No caso de pessoas física é preciso apresentar a cópia do documento de identidade que pode ser RG – carteira de identidade, CTPS – carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional, documento público que identifique o indiciado.
  • Além disso, é necessário apresentar um comprovante de endereço e para isso são aceitos conta de água, conta de luz, conta de telefone fixo, conta de gás, escritura do imóvel e contrato de aluguel.
  • CPF;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral;
  • Declaração de não estar respondendo a qualquer inquérito policial ou processo criminal.

carro-blindado-documento-1-300x188

A lista de documentos é básica e requer apenas documentos simples e de fácil acesso, inclusive as declarações que podem ser cobradas algum valor de taxa para emissão.

Prazo para emissão do CR do Exército Brasileiro

Para todos os cidadãos que já possuem um blindado em situação irregular, infelizmente não há como efetuar a regularização. Resta aguardar alguma nova decisão do Exército Brasileiro para que a situação possa ser regularizada por parte do interessado.

Para quem ainda vai transferir o veículo para o seu nome, será necessário agir de imediato porque todo o processo demora algum tempo e aguardar levaria o cidadão a ser multado. Portanto na data da transferência é necessário ter o CR em mãos.

Emissão do CR – Preço da GRU

O preço para emissão do CR do Exéricito é R$ 100 que precisa ser pago antes do início do processo sendo fundamental emitir a guia e paga-la em qualquer casa lotérica ou agência bancária até a data de vencimento emitida no documento.

Além disso, é preciso fazer a elaboração do requerimento cujo modelo fica disponível no site do Exército Brasileiro clicando AQUI.

A ordem em que os documentos devem ser entregues é a seguinte:

Folha zero
Ficha de protocolo/ despacho
01 via
Primeira folha
Deve contar o requerimento
03 vias
Folhas seguintes
Todos os documentos obrigatórios já informados
01 via cada
Penúltima folha
Procuração e identidade para o caso de procuração
01 via
Última folha
Comprovante de pagamento do GRU emitida pela unidade na qual realizou a sua quitação
01 via

Após juntar os documentos, preencher o requerimento e pagar a GRU, é preciso agendar atendimento no SFPC da Região Militar ou em Organização Militar do SisFPC. Após o atendimento, é preciso apenas aguardar o resultado pela internet.

Para efetuar a consulta é necessário informar o número do protocolo.

Emissão do CR do Exército para pessoa jurídica

Se no seu caso se tratar de pessoa jurídica, os procedimentos a serem seguidos são diferentes. Veja como funciona de acordo com as etapas do passo a passo:

  • Passo 1

Esse passo consiste em verificar a tabela do Anexo B 4 que faz parte da Portaria 56 COLOG, criado em 05 jun 17. Nesse documento constam todos os nomes dos produtos controlados pelo Exército.

  • Passo 2

Consiste na elaboração do requerimento para certificado de registro, fazer a juntada de documentos, pagar a taxa da GRU que nesse caso custa R$ 500.00.

  • Passo 3

Relacionar os documentos em uma pasta na seguinte ordem:

Folha zero
Ficha de protocolo/despacho
01 via
Primeira folha
Requerimento do serviço
03 vias
Folhas seguintes
Juntar documentos obrigatórios
01 via (cada)
Penúltima folha
Documento do procurador nos casos específicos
01 via
Última folha
Comprovante de pagamento da GRU
01 via
  • Passo 4

Realizar agendamento do atendimento através do site do Exército

  • Passo 5

Acompanhar o resultado do pedido através da internet. Para isso é preciso apenas informar o número do requerimento.

Canais de atendimento sobre emissão de CR do Exército

Se ainda houverem dúvidas sobre o assunto, é possível entrar em contato direto com o órgão e assim esclarecer os itens ainda obscuros.

documento-para-regulatizar-carro-blindado-1-300x158

O email é o seguinte blindados.sfpc@2rm.eb.mil.br e pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais sobre emissão de CR do Exército.

Consulta DETRAN