DPVAT 2019 Moto – Valor




DPVAT para Moto 2019

 

Uma coisa que muitos condutores de moto se perguntam é se eles possuem direito ao seguro DPVAT mesmo sento condutores de motocicletas, a resposta é: sim!

posso-receber-dpvat-moto

Porém devem compreender que  o DPVAT não é um seguro comum, ele não vai cobrir danos no veículo, valores como roubo ou qualquer outra coisa semelhante, o DPVAT vai cobrir unicamente as vítimas envolvidas no acidente. Caso não tenha vítimas o DPVAT não vai se dá o trabalho de ajudar financeiramente nenhum dos envolvidos.

Também devemos informar que o DPVAT é um pagamento obrigatório realizado junto com o IPVA ou por Cota Única, ele é pago todos os anos e somente aquele que pagam essa taxa tributária recebem a garantia de que vão receber alguma ajuda financeira caso se envolvam em um acidente.

Por esse motivo é tão importante que você realize o pagamento do DPVAT para moto em 2019, já que isso vai te assegurar de ajuda financeira caso saia muito machucado em algum acidente de carro. Mas também devemos dizer que será também repassado uma parte do dinheiro a todas as vítimas, sejam elas pedestres, passageiros ou até mesmo o outro condutor.

Quem Deve Pagar DPVAT 2019

Como avisamos acima o DPVAT é um seguro obrigatório pago anualmente junto do IPVA ou Cota Única, uma vez pago você tem a validade dele até o dia 31 de Dezembro daquele ano, ou seja, até o final daquele ano você está assegurado de receber ajuda financeira caso se envolva em algum acidente de transito e precise de cuidados médicos.

Devemos informar que o seguro DPVAT para motos pode ter um valor menos do que o seguro obrigatório para carros em geral, isso acontece por que o valor desse seguro costuma variar de acordo com o tipo de veículo, coisas como marca, modelo e ano são muito importantes e são essas as informações levantadas no momento do pagamento do DPVAT 2019 é feito.

Por esse motivo dizemos que o condutor de motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares devem sim pagar o DPVA 2019, apenas avisamos também que o valor recebido vai ser referente a sua conta do médico e assistência que necessita, não sendo uma pensão para toda vida, apenas em raríssimas exceções o DPVAT poderá ser estendido . Podemos também sugerir que você procure a categoria 9 de seu seguro obrigatório quando você for quitar a sua dívida caso tiver alguma dúvida.

como-receber-dpvat-moto

Valor do DPVAT 2019 para Moto

Em relação ao valor do DPVAT para Moto em 2019 devemos dizer que a cobrança pode variar, isso acontece por causa que cada tipo de veículo é cobrado um determinado valor, é contato também coisas como o ano de fabricação e modelo do veículo, por esse motivo o valor do DPVAT para motos costuma ser menor do que os demais veículos.

A taxa do DPVAT Moto tem em sua média um valor de R$180,65. É claro que o valor dessa taxa poderá sofrer alterações devido ao Estado a onde você está registrado, mas não se deixe enganar, o valor do DPVAT para moto continua sendo a segunda categoria mais cara, ficando atrás apenas dos ônibus e similares.

É claro que isso acaba assustando alguns condutores de motocicletas, afinal ele paga  mais do que os condutores de carros, mas a resposta é bem simples, é mais fácil uma moto se envolver em acidentes do que um carro.

Seja causando o acidente ou acabar sendo envolvido em um, o motociclista tem muitos mais riscos do que um condutor normal, e é por esse aspecto de segurança que todos os Departamentos de Trânsito do Brasil costumam cobrar mais no DPVAT para Moto 2019. 

Calendário do DPVAT Moto 2019

Agora que você já sabe o valor do DPVAT Moto 2019 podemos então dizer um pouco sobre o seu calendário de pagamento, ainda avisando que é um seguro obrigatório e anual que tem como objetivo auxiliar as vítimas envolvidas em acidentes de trânsitos, então não pense que vai receber alguma coisa por danos pessoais ou algo similar.

Compreenda também que o pagamento do DPVAT moto é cobrado junto do IPVA, então quando for liberado o calendário do IPVA você deve apenas ir e pagar o seu DPVAT junto. Saiba também que poderá pagar tudo no mesmo dia ou parcelado, pagando durante os próximos dois ou três meses o IPVA e o DPVAT.

Seja como for saiba que o calendário do DPVAT moto 2019 vai ser separado segundo o último número da placa de seu veículo, ou seja, vai ter um dia para cada um dos conjuntos, por exemplo, se a placa de sua moto tem o final 1 você deve pagar ela na data do conjunto 1 e assim por diante, até chegar no 9 ou no 0.

dpvat-moto

É muito importante que você não confunda o pagamento do DPVAT moto e do IPVA com o pagamento do Licenciamento, o DPVAT é o Seguro Obrigatório, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor e o Licenciamento vai regularizar a sua documentação, então não confunda.

Consulta DETRAN