DETRAN RS 2019 DPVAT 2019 – Atrasado, Vencimento, Consulta




Pagando o DPVAT 2019 Atrasado

 

O pagamento do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores) deve ocorrer todos os anos, sua cobrança é feita junto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), sendo assim saiba que o calendário do IPVA 2019 será o mesmo calendário do DPVAT 2019 do Detran RS.

detran-rs-dpvat-atrasado

Por esse motivo é muito bom que as pessoas que moram no Estado do Rio Grande do Sul saibam consultar o DPVAT 2019 do Detran RS, pois é por meio dele que você tem direito a receber o valor dado ao Seguro Obrigatório ao sofrer um acidente de trânsito, porém compreenda que você somente recebe caso tenha pagado o valor do DPVAT dentro da data correta, caso contrário todos os envolvidos – até mesmo passageiros e pedestres – tem o direito de receber, menos você.

Compreenda também que o DPVAT 2019 é um Seguro Obrigatório então você não tem outra escolha se não pagar a dívida, caso contrário estará comentando uma infração, recebendo assim multas e pontos na CNH além de não ter uma ajuda financeira caso sofra qualquer tipo de acidente de trânsito.

Vale dizer também que uma vez pago o DPVAT sua data de garantia é até o dia 31 de Dezembro daquele ano, então caso você deixe o DPVAT 2019 vencido você não será assegurado mesmo que tenha pagado o boleto nos anos anteriores.

Consultando o DPVAT DETRAN-RS

Dessa forma podemos dizer que saber consultar o DPVAT do Detran RS é muito importante e por isso é bom falar que essa consulta é totalmente gratuita e pode ser feita a qualquer momento através da internet, mas caso você preferir também existe a consulta presencial na própria Unidade de Atendimento do Detran do Rio Grande do Sul. Em ambos os casos a consulta ao DPVAT 2019 será gratuita.

Caso você decida fazer uma consulta ao Detran RS para o DPVAT 2019 de forma presencial então saiba que você vai precisar apresentar o número do seu Renavam e a placa de seu veículo, dizendo que deseja consultar o DPVAT. Compreenda que neste caso você deve comparecer a Unidade de Atendimento do Detran RS dentro de seu horário de funcionamento, das 8 até 19 horas de Segunda a Sexta-feira, não funcionando finais de semana e feriados.

Porém existe também a opção de consulta ao DPVAT 2019 no Detran ES online, isso é feito dentro do portal do Detran do Rio Grande do Sul e pode ser feito a qualquer momento do dia, basta que você coloque na opção “Consulta de Veículos” o número da placa de seu veículo e o número do Renavam.

Avisamos ainda que por ser cobrado junto do IPVA, o DPVAT 2019 também poderá ser parcelado junto dessa taxa tributária, entretanto o seu valor costuma ser menor do que do IPVA, por isso fique atento para saber se consegue pagar ele a vista ou não.

consulta-dpvat-rs

DPVAT 2019 DETRAN-RS Atrasado

Atrasar uma conta não é surpresa para ninguém, afinal de contas pode acontecer que esquecemos aquela dívida, ou até mesmo não possuir o dinheiro paga realizar o pagamento, acontece que nesta situação o DPVAT atrasado vai gerar juros por cada dia que não foi pago.

Também poderá ser perigoso que você se envolva em algum acidente de trânsito, já que você não vai estar mais assegurado pelo DPVAT e isso significa sem ajuda financeira para cobrir os gastos financeiros gastados com medicamentos e similares. O que certamente será um grave problema para aquele que já está passando por problemas financeiros.

Então caso você receba alguns dias após o prazo de pagamento do DPVAT 2019 tente pagá-lo mesmo com atraso, ou até mesmo parcele sua dívida já que o Detran do Rio Grande do Sul disponibiliza o parcelamento do IPVA e DPVAT, as datas são até mesmo fornecidas através do calendário do IPVA, basta que você saiba o número final da placa de seu veículo e veja as datas.

Vencimento do DPVAT do DETRAN-RS

Agora se seu DPVAT 2019 estiver vencido é bom estar atento aos problemas que você poderá ter, afinal de contas deixar de pagar uma taxa tributária é visto como uma infração grave ou gravíssima, então o seu veículo corre risco de ser multado, receber pontos em sua carteira de habilitação e ainda pode ser apreendido.

E, uma vez apreendido você somente poderá ter seu veículo novamente caso tenha quitado todas as dívidas em aberto, caso contrário o seu veículo vai ser comercializado no Leilão do Detran RS. Ou seja, você ainda pode perder o direito sobre o seu veículo por causa de um DPVAT vencido ou por causa de multas acumuladas.

dpvat-rs-vencido

É bom informar que você não pode confundir o DPVAT, IPVA ou o Licenciamento, cada um possui sua função mesmo sendo parecidos e pagos anualmente, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor, o DPVA é o Seguro Obrigatório e o Licenciamento regulariza a documentação de seu veículo.

Consulta DETRAN