Consultar se Carro é Único Dono pela Placa




Confira como consultar se carro é único dono pela placa e obtenha informações importantes para verificar procedência de um veículo

Investir em um automóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, mas existem precauções que precisam ser consideradas e uma delas é consultar se carro teve único dono pela placa.

conferir-se-carro-unico-dono-pela-placa-300x191

Essa e outras checagens devem ser realizadas se o veículo for comprado semi novo ou usado, pois nesses casos é importante saber a procedência do automóvel.

Veja a seguir quais são as informações que o comprador precisa considerar:

  • Multas e infrações ativas;
  • Em nome de quem esta cadastrado o automóvel (pessoa física ou jurídica);
  • Se está alienado e quanto falta para quitação;
  • Consultar se o pagamento do documento do veículo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) esta em dia;
  • Consultar as condições de preservação da parte interne e externa no carro;
  • Verificar com um profissional de confiança a parte mecânica;
  • Verificar o ano e quilometragem rodada pelo automóvel e demais itens que evidenciem a vida útil do automóvel.

Boa parte desses itens podem ser consultados através da placa do carro e para sanar as principais dúvidas sobre o assunto, iremos abordá-los por etapas nos tópicos a seguir.

Consultar único dono pela placa – Como fazer

Se você, assim como muitas pessoas, nunca teve um veículo, é normal ter dúvidas sobre a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

dono-veiculo-consulta-placa-300x197

Para deixar evidente do que se trata, podemos comparar esse documento ao RG de uma pessoa, mas nesse caso é como se fosse o RG do carro.

Contudo no documento do veículo constam algumas informações importantes. Veja quais são elas:

Ano de fabricação, modelo e cor; número do renavam, número do registro nacional de transportadores rodoviários de cargas, placa do veículo, número do chassi, tipo de combustível, categoria do veículo, data de emissão do documento, assinatura do responsável, local do registro, observações sobre a situação do veículo, capacidade, potência e cilindrada, espécie e tipo, palca e estado, UF anterior caso o veículo venha transferido de outro estado, CPF ou CNPJ do proprietário, nome e endereço do proprietário e número da via.

Por último e não menos importante, nesse documento da para consultar único dono de veículo pela placa, pois no documento consta o nome e dados do proprietário anterior.

Como pode ver, esse documento e muito importante porque apresenta todas as informações sobre o histórico do automóvel e é fundamental em uma compra e venda, transferência de veículo e demais procedimentos que requerem que esses dados sejam checados.

Importância de verificar a procedência de um veículo pela placa

Geralmente quando uma pessoa pretende comprar um carro, é pela placa do veículo que são feitas as consultas sobre a procedência, multas e outros dados que dizem que o carro esta regular ou não.

Portanto é fundamental que esse procedimentos seja realizado para evitar dor de cabeça no futuro e acabar comprando gato por lebre.

Em muitas situações uma compra que pareça muito vantajosa pode estar camuflando um veículo cheio de problemas e um dono desesperado por passa-lo para frente. Os especialistas da área sempre passam algumas recomendações para evitar esses problemas que podem causar a maior decepção.

Veja a seguir quais são as principais dicas de profissionais do setor:

  • Opte por fazer negócio em lojas especializadas, pois dessa forma ha uma maior garantia de que a procedência do veículo é boa.
  • Uma das principais e mais importantes dicas é pedir a opinião de um mecânico de confiança que certamente tem capacidade para detectar problemas com certa facilidade.
  • No ato da compra é preciso verificar os itens de segurança bem como a validade do extintor, se existe chave de rodas, triângulo, condições gerais do estepe, nível do óleo e solicitar preferencialmente um histórico com as datas das últimas trocas, pois isso permite continuar dando as devidas manutenções sem correr risco de perder os prazos.
  • Uma dica importante é ligar o carro na marcha lenta e checar os níveis de ruído dentro da cabine e também o de vibração do volante e alavanca de câmbio se se tratar de um modelo manual. Fazer o teste drive dando uma volta na quadra e avaliar o comportamento do automóvel é bem válido.

consultar-unico-dono-veiculo-pela-placa-300x200

  • Importante checar alinhamento das portas, porta malas e capô, analisar os parafusos, se há irregularidades na tonalidade da pintura e outros detalhes que por mais que pareçam coisas simples, podem determinar muito sobre o estado de conservação do veículo que será comprado.
  • Os especialistas apontam para a carta curinga sendo o amigo mecânico, pessoa de confiança que pode com bastante facilidade identificar as ciladas que esse tipo de negócio oferece.

Apenas seguindo essas simples dicas, o risco de ser enganado se reduzirá significativamente e nunca se esqueça da importância de consultar único dono de carro pela placa para saber mais a fundo sobre a procedência do veículo.

Consulta DETRAN